Capital

Olarte quer zerar deficit de vagas na educação infantil até fim do mandato

Michel Faustino e Alan Diógenes | 28/08/2014 15:32
Prefeito quer zerar deficit que hoje é de 10 mil vagas (Foto: Marcelo Victor)
Prefeito quer zerar deficit que hoje é de 10 mil vagas (Foto: Marcelo Victor)
Unidade atenderá cerca de 130 crianças até 5 anos. (Foto: Marcelo Victor)
Maria Ivonete comemorou a inauguração do novo Ceinf. (Foto: Marcelo Victor)

O prefeito Gilmar Olarte (PP) declarou, na tarde de hoje (28), durante a inauguração do Ceinf (Centro de Educação Infantil) da Moreninha 4, saída para São Paulo, que pretende zerar o deficit de vagas na educação infantil de Campo Grande, que hoje é de cerca de 10 mil, até o fim de seu mandato. O Ceinf Moreninha 4, é o sexto inaugurado na atual gestão.

Olarte lembrou ainda da importância da atenção a educação básica a qual ele destacou como sendo “primordial” e principal meio de socialização. “ É importante que tenhamos essa preocupação com a educação básica, porque é aqui que o adulto de amanhã receberá as primeiras noções de educação. Uma educação básica de qualidade garante que tenhamos adultos melhores e mais preparados no futuro”, ponderou.

A unidade que passa a funcionar a partir de segunda-feira, 1 de setembro, tem capacidade para atender aproximadamente 130 crianças, de quatro meses a cinco anos e conta com uma estrutura de 1,2 mil metros quadrados de área construída, com salas amplas, espaços de atividades múltiplas, brinquedoteca, lactário, berçário, fraldário, pátio coberto, refeitório e parque infantil adequado à idade das crianças.

A estrutura, que teve obras iniciadas em fevereiro de 2012, contou com investimento de R$ 2,5 milhões, proveniente de recursos próprios e do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Ao todo serão 41 funcionários, entre recreadores, professores, assistentes de serviços diversos, cozinheiras, lactaristas e secretária.

A secretaria de educação, Ângela Brito, ressaltou que ter acesso a educação básica de qualidade é um direito de toda criança, que precisa ser educada desde os primeiros anos. “É muito importante que possamos proporcionar as essas crianças a oportunidade de desde os primeiros anos de vida ela possa ter acesso a educação, e isso é melhor ainda para os pais”, disse.

A auxiliar administrativa, Maria Ivonete Guimarães da Cruz, 40 anos, comemorou a inauguração da unidade. “Isso é muito bom, vai melhorar a situação de quem estava aguardando. E principalmente para quem é daqui do bairro”. Maria Ivonete diz que já matriculou a filha de dois anos.

Nos siga no