Capital

Olarte fará campanha para coibir procura desnecessária por UPAs

Aline dos Santos e Kleber Clajus | 16/04/2015 12:50
Olarte  diz que aumento de reclamação é normal nesta época do ano. (Foto: Kleber Clajus)
Olarte diz que aumento de reclamação é normal nesta época do ano. (Foto: Kleber Clajus)

A prefeitura de Campo Grande faz campanha para organizar a demanda pelas três UPAs (Unidade de Pronto Atendimento). Segundo o prefeito Gilmar Olarte (PP), a ideia é evitar procura desnecessária pelo serviço. Ainda de acordo com ele, é normal as reclamações aumentarem nesta época do ano.

“Estamos pedindo uma campanha para orientar o cidadão. Se precisa pegar atestado ou algo mais simples para não ir em uma UPA. Acontece demais esse excesso e precisamos organizar”, afirma Olarte.

Fonte de reclamações crônicas, o setor de Saúde passou por mudanças recentes em Campo Grande. A prefeitura reduziu o número de plantões de médicos e da enfermagem para cortar gastos. “Visa manter o atendimento à população com qualidade e ao mesmo tempo fazermos, através dos ajustes, o dever de casa para que possamos manter sempre o salário dos servidores em dia”, salienta.

De acordo com ele, caso aumente a procura de pacientes, o poder público amplia o quadro de médicos. ”É normal a reclamação nessa época de sazonalidade e quero pedir ajuda porque vivemos período sazonal em que aumentam demais as doenças respiratórias e tem muito cidadão indo na unidade 24 horas por um motivo que poderia ir à unidade básica de saúde da família”, diz Olarte.

As UPAs da Moreninha e Santa Mônica estão prontas, mas prosseguem fechadas. Nesta quinta-feira, o prefeito participou do lançamento de mutirão de limpeza.

Nos siga no