Capital

Olarte empossa 13º secretário municipal de Campo Grande

Ricardo Campos Jr. | 08/12/2014 17:08
Valério Azambuja, secretário municipal de Segurança Pública (Foto: Alcides Neto)
Valério Azambuja, secretário municipal de Segurança Pública (Foto: Alcides Neto)

O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), oficializou nesta segunda-feira (7) a criação da Semsp (Secretaria Municipal de Segurança Pública), a 13ª pasta da capital, e nomeou como chefe Valério Azambuja, que até então estava à frente da Coordenadoria Geral de Segurança Pública e era comandante da Guarda Civil Municipal. No lugar dele, assume o comando da corporação Lourenço Gaidarji.

A solenidade foi realizada na sede do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande), onde também houve a posse de Elizabeth Felix da Silva Carvalho como diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

Como medida inicial da Semsp e de Elizabeth na Agetran, foi anunciada a atuação de 130 guardas municipais na fiscalização do trânsito da capital. Desses, 80 estão passando por um período de estágio supervisionado e o restante deve terminar o treinamento em fevereiro do ano que vem.

“Nós queremos ampliar as ações de segurança no município”, disse Valério. Segundo ele, com a medida, a guarda passa a ganhar novas competências além da fiscalização e manutenção da integridade dos patrimônios públicos da cidade.

Por enquanto, a Semsp ainda não tem uma sede própria e está funcionando no prédio onde atualmente fica a Guarda Municipal. Os funcionário da Coordenadoria Geral de Segurança Pública, tanto concursados como comissionados, devem ser reaproveitados na pasta ou encaminhados para outros órgãos.

O secretário espera obter recursos por meio de parcerias com órgãos da Justiça, por exemplo, para que a pasta tenha um local para funcionar.

Nos siga no