Capital

Índice de criminalidade no Centro caiu em 70% de agosto para setembro

Ana Paula Carvalho | 20/10/2011 17:41
Descuido com bolsa e celulares pode evitar furtos. (Foto: João Garrigó)
Descuido com bolsa e celulares pode evitar furtos. (Foto: João Garrigó)

Nos últimos três meses o índice de criminalidade na região central caiu mais que a metade. Isso é o que aponta um levantamento preliminar feito pelo Conselho de Segurança Pública da região e divulgado hoje durante reunião com a Associação Comercial.

De acordo com o presidente do Conselho, Adelaido Luiz Spinosa Vila, 41 anos, em agosto foram 2.600 boletins de ocorrência registrados, em setembro 1.600 e 800 em outubro. “Essa queda no índice é resultado do trabalho em conjunto do Conselho, da Polícia Militar e da Polícia Civil”, afirma.

“Nós sempre trabalhamos com quatro casas no número de ocorrências, agora estamos trabalhando com três, isso é muito satisfatório”, diz. A queda foi de quase 70%.

Para a Polícia Militar, um dos motivos para a redução da criminalidade foi a instalação da 3ª Companhia de Polícia Militar perto do Mercado Municipal, ponto que era considerado bastante perigoso por comerciantes e clientes. Com isso foi intensificado o policiamento no Centro e região, já que há muito fluxo de pessoas transitando pelas ruas e lojas diariamente.

Adelaido destaca que o descuido das pessoas acaba facilitando a ação de bandidos. “Muitos furtos acontecem por descuido do dono do celular, da dona da bolsa e de outros objetos de valor”, alerta.

Para ele, se a população passar a tomar mais cuidado enquanto transitarem pelo Centro, furtos e roubos podem ser evitados diminuindo mais o número de ocorrências.

Nos siga no