Capital

Obras do Parque Sóter devem ser concluídas em agosto

Luciana Brazil | 25/06/2013 12:48
Abinel mostra trinca no solo que já tinha atingido a calçada.
Abinel mostra trinca no solo que já tinha atingido a calçada.
Manilhas estouraram com volume da água durante as chuvas de março. (Fotos: Marcos Ermínio)

As obras no Parque Sóter, que tiveram início no dia 6 de junho, devem ser concluídas até o início de agosto, caso as chuvas, que continuam atingindo Campo Grande, não atrapalhem os trabalhos de intervenção. Segundo o encarregado da obra, Abinel Neves, 44 anos, os estragos no parque coemçaram com as chuvas de março.

As manilhas não suportaram o volume de água e acabaram estourando. Fissuras e trincas no solo, inclusive próximo a calçada, foram abertas. O perigo de desabamento ficou eminente, segundo Abinel. Mas ele alega que agora a ameaça de desmoronamento já está controlada.

As manilhas de 1 metro de diâmetro estão sendo substituídas por tubulações de 1,5 metros. Ao todo, serão refeitos 80 metros de tubos, que correspondem a 34 manilhas, só na primeira etapa.

Mais dois pontos críticos serão refeitos no parque, segundo o encarregado pela obra. “Depois da primeira etapa, ainda existem outros dois pontos que precisarão ser refeitos. As manilhas que estamos colocando são mais grossas”.

Inaugurado em 2004, o Parque Sóter já apresentou grandes erosões que assustaram a população. Uma delas chegou a atingir a calçada.

Alguns biólogos alegam que o problema do Parque nasce com a ocupação irregular e com falhas de drenagem no bairro Mata do Jacinto.

“A tubulação vem da mata do Jacinto passa por dentro do parque e deságua no córrego Sóter. E a sobrecarga nas tubulações é por causa do problema de lá”, frisou Abinel.

“Já é o quinto buraco aqui que a gente concreta. Lá em cima (erosão) nós já demos um jeito, mas vamos refazer lá também”.

Nos siga no