Capital

Interdição da Júlio de Castilhos para obras na rotatória da Orla Morena complica o trânsito

Marco Antonio Brito | 25/08/2011 17:30

Motoristas têm alternativas de desvio pelas ruas dos bairros Vila Sobrinho e Vila Alba

Vias perpendiculares à Avenida Júlio de Castilhos estão engarrafadas. (Foto: Simão Nogueira)
Vias perpendiculares à Avenida Júlio de Castilhos estão engarrafadas. (Foto: Simão Nogueira)
Na hora do rush trânsito ficou confuso devido interdição da Júlio de Castilhos. (Foto: Simão Nogueira)

A interdição de parte da Avenida América e de mais um pequeno trecho da Avenida Júlio de Castilho, para a realização das obras na rotatória da confluência com a Orla Morena e Rua Marechal Rondon, complicou ainda mais o trânsito na região nos últimos dois dias. Quem tem de trafegar pelo local está sendo obrigado a buscar rotas alternativas e desvios, implantados pela Agetran - Agência Municipal de Transporte e Trânsito, mas, mesmo assim, o trânsito está complicado nos horários de pico.

Das 7h às 9h30, das 11h às 13h30 e das 16h às 18h30 quem puder, deve evitar o tráfego pelo local. O grande fluxo de veículos nesses horários tem provocado pequenos congestionamentos, acarretando atrasos de até 15 minutos, dependendo do volume de carros, caminhões e ônibus que transitam pela região. Para melhorar o fluxo, a Agetran designou agentes que estão orientando o trânsito nos horários de pico, porém, ainda assim, é impossível evitar os congestionamentos.

Os maiores "gargalos" acontecem na confluência da Avenida Duque de Caxias, com as ruas Nepomuceno Costa e Tiradentes, nas proximidades da Praça Newton Cruz. Neste trecho, o semáforo de três tempos instalado para controlar o trânsito faz aumentar o congestionamento na Duque de Caixias. A situação também se complica no cruzamento da Rua Vespasiano com a Avenida Madri, na Vila Alba. Por isso, muitos motoristas têm procurado outras rotas.

Rotas Alternativas - Para quem segue no sentido bairro-centro, descendo pela Avenida Júlio de Castilhos, a Agetran orienta que os veículos sigam pela Rua Vespasiano Martins, na Vila Alba, e depois Avenida Madri até a Avenida Duque de Caxias, sentido Avenida Afonso Pena.

Para os motoristas que vão do centro para o bairro existem três opções viárias: 1 - Rua Almirante Barroso/Orla Morena/Rua Bartolomeu Dias/Rua Antonio Carlos Martins e avenida Júlio de Castilho; 2 - Rua Almirante Barroso/Avenida América/Avenida Saldanha da Gama/Avenida Tamandaré e Avenida Júlio de Castilho; 3 - Rua Dom Aquino/Rua Silveira Martins e Avenida Júlio de Castilho.

As obras na rotatória da Orla Morena com Júlio de Castilho devem permanecer por mais 20 ou 30 dias, quando o trecho será liberado para o trânsito.

Máquinas começaram ontem as obras de revitalização da Júlio de Castilhos. (Foto: Simão Nogueira)
Nos siga no