Capital

Novos conselhos tutelares tem previsão de funcionar em 6 meses

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza seleção de conselheiros

Izabela Sanchez | 23/07/2018 15:56
Unidade norte do Conselho Tutelar (Foto: Reprodução)
Unidade norte do Conselho Tutelar (Foto: Reprodução)

Os dois novos conselhos tutelares criados pela administração municipal de Campo Grande em 2017 só devem começar a funcionar em janeiro de 2019, segundo a presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Marta Macedo. Atualmente Campo Grande possui apenas três. O 4º foi criado em julho de 2017 e o 5º em dezembro. Segundo a presidente do CMDCA, cerca de 5 mil pessoas se inscreveram no processo seletivo que irá escolher os novos conselheiros.

No último dia 19 a Prefeitura divulgou em Diário oficial a ficha para quem deseja recorrer do processo. A ficha pede nome, RG, CPF, e o candidato deve assinalar a contra qual opção irá recorrer: análise documental, exame de conhecimento específico, prova prática de informática, avaliação psicológica e entrevista

“Nós estamos em pleno processo seletivo para escolha de 10 conselheiros e 10 suplentes para compor esses conselhos”, comentou a presidente. O CMDCA é composto por 28 conselheiros que atuam nos processos dos conselhos tutelares.

Depois da seleção, os candidatos devem ser eleitos. “Já teve a inscrição, vai ser em várias fases, em agosto vai ter a primeira prova escrita, depois tem um teste psicológico e vem a fase da eleição. É um pleito em vários bairros, é no bairro mais próximo da casa do conselheiro, ali ele vai fazer a campanha dele e vai ser votado”, explicou a presidente. Cerca de 2 mil pessoas devem realizar a prova.

O 4º conselho deve funcionar na Vila Nasser e o 5º em bairro da região sul de Campo Grande. A Capital já possui uma unidade da região sul, que funciona na rua Arquiteto Vilanova Artigas, ao lado do Hospital Regional, no bairro Aero Rancho. O conselho norte fica na rua São João Bosco, 49, no Monte Castelo e o do centro na rua Sebastião Lima, 1.297, no Monte Líbano.

Conforme explico a presidente do Conselhou, a demanda de Campo Grande, é de 10 conselhos tutelares.“É muita demanda, as crianças estão em situação de todos os riscos, os menores e adolescentes. Lidamos com o abandono de incapaz que são as crianças que estão sendo abandonadas, muitas sendo molestadas e estupradas, tem que criança que é maltratada, espancada, então nós abrangemos tudo isso”, comentou a presidente.

 

Nos siga no