Capital

Nove bairros de Campo Grande recebem fumacê nesta segunda- feira

Recomendação é para que moradores abram portas e janelas para que o inseticida tenha mais eficiência

Clayton Neves | 19/04/2021 12:21
Serviço passará por nove bairros a partir das 16 horas. (Arte: Thiago Mendes)
Serviço passará por nove bairros a partir das 16 horas. (Arte: Thiago Mendes)

Nove bairros de Campo Grande recebem nesta segunda-feira (19) o serviço de borrifação contra o mosquito Aedes aegypti,  transmissor da dengue, zyka e chykungunia. A recomendação é para que moradores abram portas e janelas para que o inseticida tenha mais eficiência.

O fumacê passará pelos bairros Portal Caiobá, Jardim Centro Oeste, Coophavilla, Los Angeles, Moreninhas, Vila Nasser, Rita Vieira, Tiradentes e Universitário. Equipes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais acompanharão o serviço em cronograma já estabelecido pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

A borrifação começa às 16h e tem previsão de terminar às 22h, no entanto, pode ser adiado ou cancelada em casos de chuva, ventos ou neblina, já que essas condições meteorológicas atrapalham a aplicação do veneno. 

O inseticida atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, que são as transmissoras das doenças. 

Dados mais recentes da SES (Secretaria Estadual de Saúde) indicam que Mato Grosso do Sul acumula cinco óbitos ao todo neste ano - com idades entre 29 e 69 anos, as vítimas eram de Três Lagoas, Caarapó, Corumbá, Dourados e Campo Grande.

Ao longo dos últimos anos, 2020 foi ano com mais notificações de vítimas fatais pela dengue - foram 42.

Nos siga no