Capital

Novas fontes de água abastecem mais de 100 mil casas, segundo concessionária

Além das altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar também contribui para consumo maior

Liniker Ribeiro | 17/09/2020 15:07
Dois novos poços foram ativados pela Águas Guariroba como medida adota pela concessionária (Foto: Divulgação)
Dois novos poços foram ativados pela Águas Guariroba como medida adota pela concessionária (Foto: Divulgação)

Com "veranico" encerrando a estação e mais gente em casa, por causa da pandemia de novo coronavírus, o consumo de água em Campo Grande aumentou mais que a média na época. Em resposta, a empresa responsável pela distribuição de água ativou novas fontes, incluindo poços que tem capacidade para atender mais de 105 mil residências. 

Só o poço ativado no Bairro Pioneiro produz mais de 350 m³/ hora de água. Isso, segundo a Águas Guariroba, o que beneficia mais de 20 bairros da Capital, atendendo 90 mil moradores da região.

O Poço do Bairro Paulo Coelho, com uma vazão de aproximadamente 200 m³/ hora, beneficia 17,5 mil residências.

Consumo em alta - Há quase um mês sem chuva, Campo Grande tem enfrentado tempo seco e altas temperaturas, nos últimos dias de inverno. A sensação térmica na cidade, inclusive, chegou a 46°C, recentemente. 

Associado à baixa umidade relativa do ar, o calor tem contribuído para o aumento do consumo de água. Normalmente, o crescimento é de  de 15% período de estiagem, mas chegou a 20%, este ano.

Por isso, conforme a Águas Guariroba, ações foram adotas para garantir a segurança operacional durante o período crítico de calor e estiagem, na cidade, medidas como de contingenciamento que possibilitam a utilização de água de outras fontes e também a operação de novos poços profundos de água.

As medidas incluem, de forma temporária, novas fontes de captação de água e utilização de transporte por caminhão pipa até a Estação de Tratamento de Água Guariroba, sendo deliberado por lei em situações de emergência, como é o caso de MS.

Segundo a concessionária, a captação segue o que determina resolução do Conselho Estadual de Recursos Hídricos/MS,   de 23 de fevereiro de 2017, além de seguir toda a normativa de potabilidade de água constante na Portaria do Ministério da Saúde. 

De todas as formas, a água que abastece a Capital sempre passa por um sistema de tratamento e rigoroso controle de qualidade antes de ser distribuída à população.

"Nos últimos meses, dois novos poços foram ativados em Campo Grande, um no bairro Pioneiros e outro no bairro Paulo Coelho Machado. Ambos os poços foram projetados para ampliar os trabalhos de fornecimento de água na Capital", informa a empresa, sobre as estruturas no Bairro Pioneiro e no Paulo Coelho.

Alerta – Comunicados emitidos pela concessionária têm reforçado a importância do consumo consciente, principalmente durante a pandemia, utilizando as reservas de caixas d’água para atividades essenciais. A medida também ajudará

Dúvidas e contato com a concessionária Águas Guariroba podem  0800 642 0115 (24 horas) ou pelo Whatsapp 9 9123 0008 (de segunda à sexta, das 07h às 22h).

Nos siga no