Capital

Nova Vara de Violência Doméstica será instalada na sexta-feira

Viviane Oliveira | 18/11/2012 14:59

O Tribunal de Justiça confirmou para a próxima sexta-feira (23), às 14h, no Fórum de Campo Grande, a instalação da 2ª Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a mulher. O pedido foi feito pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em 2011.

A instalação da nova vara vai possibilitar uma resposta mais rápida aos jurisdicionados, de modo a atender aos princípios constitucionais da eficiência e da razoável duração do processo.

Em ofício encaminhado para a OAB, em outubro, o presidente do TJ, desembargador Hidebrando Coelho Neto, confirmou a autorização da instalação da 2ª Vara. Segundo o Tribunal, a instalação da 2ª Vara havia sido indeferida em fevereiro deste ano, por falta de disponibilidade financeira. O pleito foi levado ao TJ pela OAB, Defensoria Pública Estadual e Ministério Público.

Após nova cobrança, o TJ/MS determinou levantamento geral da situação da 1ª Vara na Capital, quando foi constatado a existência de 6.284 processos em andamento, número bem superior às demais varas criminais residuais da Comarca de Campo Grande.

Levando em conta pareceres favoráveis da Corregedoria-Geral da Justiça, relatório da Assessoria de Planejamento, número suficiente de processos para uma 2ª Vara (de 600, e uma nova vara teria no mínimo 3 mil) e de outras setores, o presidente do TJ/MS, Desembargador Hildebrando Coelho Neto, autorizou a instalação da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Campo Grande.

Portaria - Conforme a Resolução nº 82, publicada no Diário da Justiça desta segunda-feira (12), a 1ª e 2ª Varas da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher terão a competência para processar, julgar e executar as causas criminais decorrentes da prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, inclusive a execução de penas restritivas de direitos aplicadas em substituição às privativas de liberdade e as causas cíveis que decorram de crimes dessa natureza, nos termos da Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 e, igualmente, as Cartas Precatórias extraídas de processos fundados na mesma Lei.

Com estas alterações, a atual vara única de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da comarca de Campo Grande passará a denominar-se 1ª Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, enquanto que a nova Vara a ser instalada será denominada 2ª Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

Nos siga no Google Notícias