Capital

Nova sede da Escola Superior de Advocacia será entregue até novembro

Nadyenka Castro | 17/07/2012 17:04

Prédio vai contar com quatro salas de aula, biblioteca, uma sala para advogados e para a diretoria

Leonardo Avelino Duarte visita obras da nova sede da ESA/MS. (Foto: Wandir Filiu/ Divulgação)
Leonardo Avelino Duarte visita obras da nova sede da ESA/MS. (Foto: Wandir Filiu/ Divulgação)

A nova sede da ESA/MS (Escola Superior de Advocacia) de Mato Grosso do Sul, que fica na avenida Mato Grosso, ao lado da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), em Campo Grande, deve ser entregue até novembro. A informação é do advogado Gustavo Passarelli, presidente da ESA/MS.

Para Gustavo Passarelli, a construção é resultado de muito esforço e dedicação. "Foi um processo difícil, quando assumimos a administração da Escola Superior de Advocacia, em janeiro de 2010, já existia um projeto de construção de oito anos antes, ou seja, é uma conquista que levou pelo menos dez anos", explicou.

"Tenho que lembrar a atuação do presidente Leonardo (Avelino Duarte, presidente da OAB/MS), que foi importantíssima. Ele que atuou diretamente com o Conselho Federal da OAB, que 'bateu pesado', que brigou para viabilizar a construção da obra".

As obras começaram em 16 de janeiro deste ano. O novo prédio vai contar com quatro salas de aula, biblioteca, uma sala para advogados e para a diretoria.

De responsabilidade do arquiteto José Luiz Tabith, que também criou a concepção da sede da OAB/MS no projeto da nova sede constam toda a estrutura arquitetônica, de concreto, metálica, das fundações, hidráulico, elétrica, de ar-condicionado e acústico do imóvel, além de comunicação visual e paisagismo. O projeto levou seis meses para ser feito.

Na segunda etapa da obra está previsto um local para eventos, contando com um auditório para 550 lugares; os dois locais vão ser interligados. O objetivo é criar uma nova estrutura física, onde advogados possam se aprimorar através de cursos, palestras, seminários e conferências.

“O local atual da sede da ESA/MS não comporta mais as nossas necessidades. Temos cursos todos os dias, e vivemos constantemente alugando de dois a três lugares para realizá-los. Com essa nova sede, vamos economizar muito", comentou Passarelli.

Para o presidente da OAB/MS, Leonardo Avelino Duarte, a obra é uma grande conquista para a advocacia. "É fundamental para os advogados, e uma obra com importância muito forte para todos os operadores do direito", afirmou.

A obra da nova sede da ESA/MS é fundamentada, também, na transparência das contas. "Tudo o que é comprado ou contratado para a obra passa por um processo de pesquisa de preços, quando são realizados, no mínimo, três orçamentos, e escolhido o com preço e condições melhores", explicou André Luis Xavier, diretor tesoureiro da OAB/MS.

Uma Comissão, formada por membros da diretoria da OAB/MS e da própria ESA/MS, é responsável por analisar semanalmente as condições da obra, e o que necessita ser realizado. Toda terça-feira o grupo se reúne para analisar orçamentos e dar continuidade aos trabalhos.

Além disso, a transparência na realização da obra é confirmada com as contas publicadas via online, e arquivadas na contabilidade da Seccional, e ficam à disposição de qualquer advogado para análise.

Nesta semana, a obra foi visitada pelo desembargador federal e presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Newton de Lucca, que elogiou o andamento da construção. A obra também foi destacada pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, em 13 de junho deste ano.

Nos siga no