Capital

Nova máquina em laboratório central pode fazer 30 mil exames por mês

Christiane Reis | 24/02/2017 14:56
Máquina é de procedência italiana e entrará em operação após treinamento da equipe. (Foto: Divulgação)
Máquina é de procedência italiana e entrará em operação após treinamento da equipe. (Foto: Divulgação)

Com capacidade de realizar 180 testes diferentes por hora, e mais de 30 mil análises por mês, uma máquina autônoma, de procedência italiana, já foi entregue ao Labcen (Laboratório Central). A alta capacidade de processar tantos exames ocorre por método automático de carregamento contínuo de amostras, sem a necessidade de interrupção para troca de soluções e reagentes.

Segundo informações da Prefeitura de Campo Grande, a máquina entrará em operação logo que todos os farmacêuticos bioquímicos, designados para opera-la sejam treinados e capacitados pela empresa fornecedora. A partir de então, o município compra os kits necessários para a realização dos exames, possibilitando maior fluxo de atendimento no Labcen.

A máquina - O equipamento utiliza a mais avançada tecnologia de quimiluminescência e é capaz de obter resultados simultâneos para exames de imunologia, como HIV, HSV, hepatites A B e C, exames pré-natais da linha torch (toxoplasmose, rubéola, citomegalovirus e herpes), além de clamídia, sífilis e HTLV.

Para garantir segurança na realização dos exames, todas as amostras e reagentes possuem código de barras oferecendo total rastreabilidade do processo e confiabilidade nos resultados obtidos.

Por conta do tamanho e do peso do equipamento, foi necessário interditar parte da Rua Calógeras para que um caminhão guincho içasse a caixa e a instalasse no primeiro andar do Labcen, trabalho que foi realizado na terça-feira (21). Todas as despesas de instalação e assistência técnica são por conta da empresa fornecedora do aparelho.

Nos siga no