Capital

Nova Central de Economia Solidária potencializa comércio de 2,8 mil empresários

Bruno Chaves e Leonardo Rocha | 12/11/2013 12:31
Entre os produtos vendidos na Central estão bolsas, tapetes, artesanatos, roupas em geral e verduras e legumes (Foto: Cleber Gellio)
Entre os produtos vendidos na Central estão bolsas, tapetes, artesanatos, roupas em geral e verduras e legumes (Foto: Cleber Gellio)

O governador André Puccinelli (PMDB) entregou, nesta terça-feira (12), a reforma da Central de Comercialização de Economia Solidária, que agrupa grupo de 78 expositores de 39 municípios de Mato Grosso do Sul. A obra contou com investimentos de R$ 214 mil e fornecerá um comércio mais justo para 2.800 empreendedores.

O prédio fica no Centro de Campo Grande. De acordo com a secretária estadual de Assistência Social, Tânia Garib, o grupo de empreendedores faz parte de uma economia solidária. Ela destacou que essas pessoas possuem talentos e habilidades para possuir o próprio negócio, realizando uma economia sustentável.

No local, o Governo do Estado oferece cursos de capacitação. Os integrantes trabalham em modelo de cooperativa e realizam ações econômicas em todo o Estado.

A reforma foi feita para potencializar o espaço, assim como o tornar mais atrativo para população. Um elevador foi instalado para garantir a acessibilidade aos deficientes físicos e visuais.

No local montado um salão de beleza, uma sala de estoque e outra para mercadorias. Também foi colocado um café cultural e uma cozinha reformada.

No segundo andar funciona uma oficina de pintura. Também tem uma sala de massoterapia e uma de costura de roupas, com a vantagem de preços mais acessíveis do que no comércio local.

A coordenadora do Fórum Estadual de Economia Solidária, Sebastiana Almire de Jesus, reforçou que o espaço existe desde 2006. De acordo com ela, o primeiro andar possui 300 metros quadrados e o segundo 450.

“As obras começaram em fevereiro deste ano e terminaram no início de novembro. Melhorou a fachada, a acessibilidade e tornou o local mais atraente para o público”, opinou.

Entre os produtos vendidos na Central estão bolsas, tapetes, artesanatos, roupas em geral e verduras e legumes, além dos serviços de relaxamento e beleza. Quem quiser visitar o espaço deve ir à Rua Marechal Rondon, 1.500.

Para Puccinelli, “a atuação do Governo do Estado no investimento visa dar oportunidade a quem quer crescer na vida, trabalhando de forma solidária, com sustentabilidade”.

Ele destacou que nos artesanatos oferecidos ao público existem trabalhos de etnias indígenas e produtos dos quilombolas, além de comerciantes.

O governador ainda revelou que pedirá para a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) colocar uma calçada amarela na frente do local para que ônibus de turistas tenha acesso facilitado.

“Que o ônibus da City Tour da prefeitura possa levar os turistas para vislumbrarem as belezas da cidade e gastarem um dinheiro aqui no Estado”, disse.

Puccinelli ainda destacou que as mulheres que fazem parte da economia solidária vão concorrer ao premio da Fundação do Banco do Brasil com o projeto “Como gerir um negócio com sustentabilidade”, no dia 19 de novembro.

Nos siga no