Capital

Noite fria tem 5 pessoas abordadas e apenas uma aceita acolhimento

Se você ver pessoas em situação de rua ligue para a assistência social: 9-8404-7529 ou 98471-8149

Paula Maciulevicius Brasil | 28/06/2021 10:05
Ação da assistência social entrega cobertoras e mantas para quem não aceita ir para unidade de acolhimento. (Foto: Divulgação)
Ação da assistência social entrega cobertoras e mantas para quem não aceita ir para unidade de acolhimento. (Foto: Divulgação)

Na noite desse domingo (27), quando as temperaturas começaram a cair na Capital, o serviço de assistência social da Prefeitura já estava nas ruas prestando acolhimento e levando, quem aceita, para locais quentes, com comida, dormitório e agasalho.

O SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) funciona 24h por dia, e nessa noite, abordou cinco pessoas, todas na região da antiga rodoviária, no Centro da cidade. Dos cinco abordados, apenas um quis ser acolhido. Os outros quatro receberam cobertores e mantas, como mostra a imagem que abre esta matéria.

Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, ontem às 20h, os termômetros da Capital marcaram 14,3°C, às 23h, já eram 12°C e com sensação térmica de 9°C. 

Gerente da rede de proteção social da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), Artemio Miguel Versoza, explica que nas temporadas de frio, o serviço é intensificado. As equipes se dividem e seguem um mapeamento prévio. Segundo o órgão, boa parte das pessoas em situação de rua se encontram na região central. 

Concentração de pessoas em situação de rua é maior na região central da cidade, onde serviço tem mais atuado. (Foto: Divulgação)

"Sempre fazemos a oferta do serviço de assistência social e aqueles que aceitam, estamos destinando para os nossos centros de acolhimento. Aqueles que não aceitam a oferta, fazemos a entrega de cobertores e mantas", descreve Artemio. 

Ontem, o Corpo de Bombeiros quem acionou o serviço para que fizesse o acolhimento específico na região da antiga rodoviária. Apenas um, dos cinco abordados, aceitou ser levado para uma unidade chamada casa de passagem e resgate. O homem em situação de rua era de Aquidauana. 

O gerente explica que depois do acolhimento, a pessoa é encaminhada para uma das unidades e no dia seguinte recebe atendimento da equipe técnica, mas de pronto tem alimentação disponível, banheiros para higiene, roupas, agasalhos e onde dormir. 

A previsão é de que o frio siga na Capital até quarta-feira, com temperaturas abaixo dos 10°C. 

O SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) também atende conforme ligações. Então, se você viu pessoas em situação de rua neste frio, pode ligar para os telefones: 98104-7529 e 9-8471-8149, e informar o endereço.

Nos siga no