Capital

No Jardim Paradiso, chuva arrancou asfalto refeito após estragos em 2019

Na Carlota de Almeida Lemos, trecho de duas quadras ficou intransitável e carros precisam subir em canteiro para passar

Anahi Zurutuza e Clayton Neves | 21/02/2020 09:26
Na Rua Carlota de Almeida Lemos, asfalto foi arrancado (Foto: Clayton Neves)
Na Rua Carlota de Almeida Lemos, asfalto foi arrancado (Foto: Clayton Neves)

Nas ruas do Jardim Paradiso, bairro da região norte de Campo Grande – a mais prejudicada com a chuva –, o asfalto não durou um ano. Refeito no ano passado, depois da última grande chuva, o trabalho foi literalmente por água abaixo nesta quinta-feira (20).

Na Carlota de Almeida Lemos, trecho de duas quadras ficou intransitável e carros precisam subir em canteiro para passar. Além das placas de asfalto espalhadas pelo local, muita sujeira. Barro, pedras, mato e até roupas foram arrastados pela enxurrada e entupiram bueiro, o que só aumenta o risco de alagamentos numa próxima chuva.

“Foi bem assustador porque saí e estava tudo em dia o asfalto. Quando cheguei, estava assim. Terra, pedra, veio tudo parar na calçada”, afirma professora de 41 anos que não quis dizer o nome e varria a calçada enquanto conversou brevemente com a reportagem.

A aposentada Clara Holland, de 58 anos, explica que a enxurrada vem do Bairro Coophasul. “As bocas de lobo e canalizações são muito pequenas e não dão conta de escoar a água. Daí o lixo trava mais ainda, toda a enxurrada vai descendo até a Ernesto Geisel e aí vira caos”, dá seu parecer.

Ela reclama da falta de drenagem nos bairros acima do Paradiso e diz que enquanto não for feito investimento na região, a Prefeitura de Campo Grande vai continuar gastando à toa para refazer o pavimento. “O asfalto aqui é novo e na última chuva forte que deu ano passado destruiu. Aí a prefeitura refez, não tem nem um ano e agora estragou tudo de novo. Precisam aumentar essas bocas de lobo, em qualquer chuva fica assim. A gente faz a calçada e a chuva destrói”.

Placas de asfalto, terra e muita sujeira foram parar na calçada de casa (Foto: Clayton Neves)
Até pneu foi arrastado por enxurrada para perto de bueiro (Foto: Clayton Neves)
Boca de lobo parcialmente entupida (Foto: Clayton Neves)
Nos siga no