Capital

Morador acha cobra cascavel no Jardim Panorama

Viviane Oliveira | 13/01/2011 17:02
A cobra tem aproximadamente 1 metro. (Foto: Simão Nogueira)
A cobra tem aproximadamente 1 metro. (Foto: Simão Nogueira)

O agricultor Cícero Leite da Silva, 55 anos, encontrou ontem à tarde, em frente de sua casa, no Jardim Panorama, em Campo Grande, uma cobra cascavel. Os dias de chuva tornam esse tipo de "achado" mais comum.

De acordo com o agricultor, por volta das 16 horas estava sentado em frente à residência quando viu alguma coisa se mexendo. Chegou perto se deparou com uma cobra de aproximadamente 1 metro.

Usando um pedaço de pau, Cícero colocou a cobra dentro de um latão e disse que acionaria a PMA (Polícia Militar Ambiental) para buscar o réptil.

Os dias de chuva tornam esse tipo de "achado" mais comum.(Foto: Simão Nogueira)

Segundo Cícero, não é a primeira vez que isso ocorre. “Toda vez que chove assim começa aparecer esses bichos peçonhentos. Aqui já apareceu rato, escorpião, caramujo e agora essa cobra cascavel”, disse.

Esmeralda, mãe de Cícero, conta que mora há 30 anos no bairro e que já matou três cobras corais. “Aqui sempre aparece, é impressionante. Morro de medo de ser picada por um desses bichos,” conta.

O Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica) alerta que nesse período de chuvas, além de cuidados com serpentes, a população deve estar atenta com outros animais peçonhentos como escorpiões, aranhas, cobras, lacraias e alguns tipos de lagartas.

De acordo com a acadêmica de biologia da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Bruna Dias Panhan, a cobra cascavel é de ambiente seco, mas é época de reprodução. "Como é tempo de chuva e nessa época tem muito rato ela deve estar atrás de alimento e à procura de um parceiro para reproduzir".

Bruna frisa que quem achar e quiser fazer a doação desses animais é só ligar no telefone do Biotério/UCDB: 3312-3688.

Cuidados -O Civitox recomenda alguns procedimentos para o caso de picadas de serpentes.

O local deve ser lavado com água e sabão. Em qualquer situação, é de extrema importância que a pessoa procure o serviço de atendimento de saúde para receber os medicamentos corretos.

Para evitar picadas nos membros superiores, como por exemplo, nos casos de manipulação de hortas, a recomendação é não colocar a mão em buracos e usar luvas grossas.

Caso o acidente aconteça, a orientação é permanecer com o membro elevado até os cuidados do médico.

Caso recente -Um menino de 10 anos foi picado por uma cascavel em novembro de 2010 no assentamento Teijim, próximo a Nova Andradina.

Ele buscava tomate para a mãe na horta quando o acidente aconteceu. De acordo com informações de familiares, a cobra estava atrás de um portão, pronta para dar o bote. Apesar do susto, ele não ficou com sequelas.

Nos siga no