Capital

No Dia Mundial de Combate ao Diabetes aposta é na prevenção

Paula Vitorino | 14/11/2012 12:07
Professora aproveitou seriços gratuitos para refazer teste de glicemia. (Foto: Paula Vitorino)
Professora aproveitou seriços gratuitos para refazer teste de glicemia. (Foto: Paula Vitorino)

Com o objetivo de prevenir a diabetes, diversos voluntários ofereceram nesta manhã serviços gratuitos para a população, na Praça Ary Coelho, em Campo Grande. As atividades são em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes.

Foram oferecidos serviços de teste de glicemia, aferição da pressão e medição da circunferência da cintura. Além disso, a população recebeu orientações sobre como prevenir a doença.

“Tinha feito o exame no início do ano e deu um pouco alterado, fiquei preocupada, mas não tinha tempo de ir ao médico. Hoje aproveita para refazer o teste e estou aliviada, deu índice normal”, diz a professora Maria Eunice Dias, de 47 anos.

De acordo com a médica Sandra Gaban, o índice de pessoas com diabetes em Mato Grosso do Sul é maior que a última média nacional, que é de 7,6%. Em Campo Grande, cerca de 12% das pessoas tem a doença.

O tipo que mais atinge a população é o 2, que ocorre geralmente em pessoas acima dos 40 anos e está relacionado a maus hábitos de vida ao longo dos anos.

Para evitar, o recomendado é controlar o peso, ter alimentação saudável, com dieta equilibrada, e não ingerir bebida alcoólica e fumar.

Nesse tipo de diabetes, os sintomas podem silenciosos e por isso é recomendado o exame, principalmente, para os maiores de 45 anos.

Já no tipo 1 da doença, os sintomas são os sintomas são mais definidos: vontade de beber muita água, urinar e perda de peso. “Os sintomas são claros e ocorre geralmente entre crianças e adolescentes por conta de fator genético”, explica a médica Maria Izabel Carneiro Travi.

Nos siga no