Capital

No dia de anúncio sobre retomada, Aquário está fechado e só com seguranças

Construção foi interrompida por impasse entre a empresa e o governo do Estado

Mayara Bueno | 10/03/2016 13:25
Aquário do Pantanal, no Parque das Nações, nesta quinta-feira (10). (Foto: Marcos Ermínio)
Aquário do Pantanal, no Parque das Nações, nesta quinta-feira (10). (Foto: Marcos Ermínio)

Depois de quase oito meses de impasse jurídico, a obra do Aquário do Pantanal será retomada pela Egelte. Enquanto isso, a construção, localizada no Parque das Nações Indígenas, está totalmente parada e fechada, apenas com a presença de seguranças particulares.

Depois de o governo do Estado e a empresa pactuarem a retomada, anunciada nesta quinta-feira (10), o acordo será encaminhado ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) para ser homologado. Com isso, a ordem é, segundo o secretário de Obras e Infraestrutura do Estado, Marcelo Miglioli, é “retomar imediatamente” a obra.

No momento, o local está cercado com tapumes; no fundo e na lateral do Aquário, no acesso do Parque das Nações, é possível verificar vegetação alta e algumas ferramentas encostadas. Assim que a nova ordem de início for emitida, as demais empresas contratadas para a obra também serão convocadas novamente.

Em 2015, o Executivo Estadual decidiu dispensá-las, uma vez que o trabalho das empresas estava ligado ao desempenhado pela Egelte. Esta, por sua vez, travava disputa judicial com o governo estadual por entender que não tinha mais responsabilidade pela obra.

Hoje, o entendimento anunciado foi o de que a melhor saída é a empresa assumir a conclusão e entrega do Aquário em 14 meses. O valor necessário para o fim da obra, no entanto, não foi levantado, segundo o Executivo Estadual, somente que o governo fará aditivos e Egelte arcará com os serviços que precisarão ser refeitos.

Na lateral do Aquário, mato e vegetação alta. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no