Capital

No 1º dia sem convênio, pacientes da Unimed ainda procuram a Santa Casa

Terminou hoje o convênio do hospital com a Unimed, mas Santa Casa diz que busca outras alternativas.

Clayton Neves | 13/05/2019 17:28
Recepção da Prontomed, em Campo Grande (Foto: Clayton Neves )
Recepção da Prontomed, em Campo Grande (Foto: Clayton Neves )

Desavisados, usuários do plano de saúde da Unimed procuraram o Prontomed da Santa Casa de Campo Grande nesta segunda-feira (13) em busca de atendimento, mas foram redirecionados para outras unidades. Hoje é o primeiro dia de atendimento após fim do convênio entre a empresa e o hospital.

De acordo com a assessoria de comunicação da Santa Casa, o primeiro paciente procurou a unidade pela manhã e disse que acreditava que os conveniados seriam atendidos ainda hoje. Na parte da tarde, a mãe de uma criança levou o filho no Prontomed para tentar fugir da lotação em outro hospital. Ambos eram pacientes da ala verde e foram orientados a procurar o hospital da Unimed.

Na recepção do Prontomed, diversos cartazes informam sobre a suspensão da parceria. “Informamos que a partir do dia 13 a Santa Casa não atenderá mais os beneficiários do plano de saúde Unimed. Para maiores informações, entre em contato com sua operadora. Desculpe o transtorno”, diz o informe.

 

 

Cartaz fixado na recepção do Prontomed informa sobre fim de atendimento para clientes da Unimed (Foto: Clayton Neves)

A Unimed foi procurada para saber se houve alteração na rotina do hospital com o fim da parceria, e para entender como está sendo feita a organização para alocar os pacientes que, até ontem, tinham a Santa Casa como opção para buscar atendimento. Via assessoria, a instituição informou que seu hospitalo próprio “bem como os demais prestadores credenciados estão recebendo os atendimentos eletivos de urgência e emergência, tanto adulto como pediátrico, sem causar nenhum prejuízo aos beneficiários”.

A cooperativa de saúde destacou que trata como “prioridade” manter os atendimentos dentro da normalidade. Informando em seu guia médico ou pelo aplicativo próprio a lista de prestadores de serviço credenciados.

Fim do convênio - Segundo a Santa Casa, a Unimed de Campo Grande deve “mais de R$ 1 milhão” em procedimentos realizados pelos conveniados no hospital. Em comunicado divulgado no domingo (dia 5), a cooperativa de saúde informou que seria descredenciada.

A assessoria da instituição de saúde afirma que a Unimed não reconhece alguns itens cobrados pela Santa Casa e havia feito uma “oferta bem abaixo” da dívida. O hospital não detalhou os valores, como o montante total devido, nem a proposta do plano de saúde.

Os pacientes vinculados ao plano somam 50% dos atendimentos do Prontomed – pronto socorro da Santa Casa –, segundo a entidade. Em documento divulgado pela Unimed no domingo (5), a cooperativa disse que seu hospital, localizado na Avenida Mato Grosso (nº 4566), em Campo Grande, está preparado “para receber os atendimentos eletivos e de urgência e emergência, tanto adulto como pediátrico”.

Matéria alterada às 18h50 para acréscimo de informações da Unimed Campo Grande.

Nos siga no