Capital

Na Capital, crime contra mulher leva quase um homem por dia para a cadeia

Aline dos Santos e Graziela Rezende | 13/01/2014 13:04
Giovana sofreu agressões e namorado é o principal suspeito.  (Foto: Reprodução/Facebok)
Giovana sofreu agressões e namorado é o principal suspeito. (Foto: Reprodução/Facebok)

No ano passado, 312 homens foram presos em Campo Grande por crimes contra a mulher, como estupro, violência doméstica, lesão corporal e homicídio. Os dados da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) correspondem a quase uma prisão diária, considerando que um ano tem 365 dias.

De acordo com a titular da Deam, Rosely Molina, foram registrados 5.640 Boletins de Ocorrências em 2013. Do total, 3.022 inquéritos foram relatados e encaminhados ao MPE (Ministério Público Estadual). “Todos com autor denunciado, mas não significa que esteja preso”, afirma a delegada.

Também houve registro, em separado, de 839 procedimentos em que a vítima não quis dar encaminhamento. Ou seja, ao fim do prazo de seis meses, não foi feita representação contra o acusado. Em 2013, a delegacia registrou 72 estupros e seis homicídios.

No ano passado, a média era de 70 Boletins de Ocorrência por dia. No começo de 2014, a violência contra a mulher aumentou. Agora, a média é de cem registros diários. Em 2012, foram registrados 5.550 boletins, com 2.805 inquéritos relatados e 80 estupros.

Tempo de violência – Neste ano, já foram três mulheres mortas por marido ou ex-companheiros. A estudante Giovanna Nantes Tresse de Oliveira, 18, começou 2014 no hospital.

Ela sofreu várias fraturas no rosto e o principal suspeito é o namorado Matheus George Tannous, de 19 anos. Ele teve a prisão decretada, mas está foragido. A jovem teve alta e não se recorda das agressões. Giovana está com 38 quilos, desnutrida e com crises de pânico.

Nos siga no