Capital

Na 2ª noite de frio, 18 pessoas são encontradas dormindo nas ruas

Se você ver pessoas em situação de rua no frio ligue para a assistência social: 9-8404-7529 ou 98471-8149

Paula Maciulevicius Brasil | 20/07/2021 10:00
Das 18 pessoas abordadas na noite passada, 14 delas aceitaram cobertores, mas não quiseram ir para abrigo. (Foto: Divulgação/SAS)
Das 18 pessoas abordadas na noite passada, 14 delas aceitaram cobertores, mas não quiseram ir para abrigo. (Foto: Divulgação/SAS)

Na noite de ontem (19), a segunda de frio intenso na Capital, o serviço de assistência social da Prefeitura esteve nas ruas prestando acolhimento e levando, quem aceita, para locais quentes, com comida, dormitório e agasalho.

O SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) funciona 24h por dia, e nessa noite, abordou 18 pessoas, apenas duas delas aceitaram ir para uma casa de acolhimento, e outros 14 aceitaram cobertores para passar a noite fria. 

Segundo a meteorologia, os termômetros registraram mínima de 5°C por volta das 5h da manhã, quando o dia estava para amanhecer, no entanto, a sensação térmica era de 4ºC. 

Baixas temperaturas devem seguir até quinta-feira durante à noite, período em que as pessoas estão suscetíveis ao frio. (Foto: Divulgação/SAS)

A previsão é de que a partir de amanhã (21), as temperaturas já comecem a subir, mas o aumento na temperatura mesmo será sentido só do dia 22 em diante. 

No domingo (18), o mesmo serviço da Prefeitura fez 13 abordagens e apenas duas pessoas aceitaram ir para um abrigo. As demais receberam cobertores e mantas.

Como o SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) não pode obrigar as pessoas a saírem das ruas, o máximo feito é ofertar cobertor. O trabalho que já acontece diariamente é intensificado no frio, quando as equipes se dividem e seguem um mapeamento prévio. Segundo o órgão, boa parte das pessoas em situação de rua se encontram na região central. -

O SEAS também atende conforme ligações. Então, se você viu pessoas em situação de rua neste frio, pode ligar para os telefones: 98104-7529 e 9-8471-8149, e informar o endereço. 

Nos siga no