Capital

Mutirão visa acelerar atendimento de pacientes com problemas na tireoide

Nyelder Rodrigues | 26/05/2017 21:38

Acontece neste sábado (27) entre 7h e 17h no CEM (Centro de Especialidades Médicas) de Campo Grande um mutirão de atendimento com especialistas a pacientes com alteração na glândula tireoide e que estão na fila de espera do Sisreg (Sistema Nacional de Regulação) do SUS (Sistema Único de Saúde).

A ação faz parte de uma campanha nacional encabeçada pela SBE (Sociedade Brasileira de Endocrinologia), em alusão a Semana Internacional da Tireóide, e é realizada na Capital em parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública).

De acordo com a médica Érica Abel, coordenadora da Rede de Atenção Especializada (CRAE), a espera por uma consulta com um médico endocrinologista pode chegar a quase um ano na rede pública de saúde, devido a escassez de especialistas.

Conforme dados da CRAE, a fila de espera para o atendimento de alteração de tireoide em Campo Grande é de 381 pacientes. A expectativa é de que ao menos 160 pacientes sejam atendidos na ação deste sábado, sendo 110 consultas agendadas para o período matutino e 50 no vespertino.

"Com essa ação nós vamos reduzir em quase 50% a fila de espera. Os pacientes serão atendidos e, caso haja necessidade, serão encaminhados para fazer outros procedimentos como exame de ultrassom e biopsia", complementa a coordenadora.

Segundo Érica, 15 especialistas (endocrinologistas) estarão envolvidos com a ação, que será acompanhada também por alunos de medicina das Ligas de Endocrinologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e da Universidade Anhanguera, que vão tirar dúvidas de pacientes e familiares.

Esses voluntários irão distribuir folders educativos explicando o funcionamento da tireoide e das doenças tireoidianas, e também vão ensinar como fazer o autoexame, que pode contribuir para um diagnóstico precoce do câncer de tireoide

Nos siga no Google Notícias