Capital

Mutirão retira entulhos em bairro, mas moradores voltam a jogar lixo na rua

Flávia Lima | 30/12/2015 08:15
Área no Bairro Santa Emília voltou a acumular lixo após passagem do mutirão contra a dengue. (Foto:Divulgação)
Área no Bairro Santa Emília voltou a acumular lixo após passagem do mutirão contra a dengue. (Foto:Divulgação)

Equipes de agentes de saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) realizaram mutirão contra a dengue entre os dias 18 e 20 de dezembro no Bairro Santa Emília, porém, moradores voltaram a jogar entulhos em vários pontos do bairro, formando novos pequenos lixões.

Mesmo com o avanço da doença, os agentes reclamam da falta de conscientização de pessoas que voltam a acumular lixo dentro dos quintais ou realizando descartes em terrenos baldios que já receberam a visita dos servidores. No Santa Emília, em menos de uma semana já foi possível verificar restos de móveis e lixo jogados em ruas já limpas.

Para evitar novos descartes, as equipes da prefeitura já estão apurando a responsabilidade dos descartes, feitos principalmente na Avenida Wilson Paes de Barros, para punir os responsáveis.

O apelo é para que os moradores dos bairros onde já ocorreram mutirões, colocar o lixo em locais destinados e não despejar em ruas ou áreas públicas, evitando a formação de novos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Quem for flagrado realizando o descarte inadequado poderá ser preso por crime ambiental.

Em apenas uma semana, o número de casos suspeitos de dengue aumentou 20,6% em Campo Grande. Dados epidemiológicos da Sesau revelam que no dia 22 de dezembro eram 2.899 notificações, enquanto levantamento divulgado nesta terça-feira (29) mostra 3.497, ou seja, em média 85,4 por dia.

Nos siga no