Capital

MPF lança nesta quarta-feira cartilha que expõe direito e dever do cidadão

Viviane Oliveira | 01/06/2011 13:00

A cartilha de "Diretrizes para uma Polícia Cidadã" será lançada nesta quarta-feira (1) pelo MPF (Ministério Público Federal) em Mato Grosso do Sul. Elaborada pela 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, responsável por assuntos criminais e do controle externo da atividade policial.

O conteúdo apresentado em 23 de páginas é uma iniciativa nacional e tem como objetivo conscientizar os cidadãos sobre direitos e deveres no relacionamento com as Polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal e, principalmente alertar para os limites da atuação repressiva dos órgãos de segurança pública.

“Uma pessoa que não conhece seus direitos e deveres não exerce a cidadania como poderia ou deveria”, disse o procurador-chefe substituto da PR/MS Pedro Paulo Grubits. Segundo ele, a cartilha é um meio de promover o conhecimento e a instrução.

Publicação - A cartilha orienta a população sobre agir em casos de violência, abuso ou corrupção policial.

Entre os principais direitos destacados no material estão o de não ser agredido verbalmente; não ser coagido a confessar a prática de um crime; permanecer em silencia Durante interrogatório e não ser submetido à na rua sem existência de suspeitas fundadas que levem o policial a desconfiar da conduta da pessoa.

Para mais informações a versão digital da cartilha está disponível no >

Nos siga no Google Notícias