Capital

MPE pede afastamento de seis agentes de Unei suspeitos de tortura

Nadyenka Castro e Aline dos Santos | 13/05/2011 17:31

Caso aguarda decisão da Justiça

O MPE (Ministério Público Estadual) pediu o afastamento de seis agentes socioeducativos da Unei (Unidade de Internação Educacional) Dom Bosco, em Campo Grande, suspeitos de terem torturado adolescentes.

De acordo com a promotora de Justiça Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira, da 28ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, denúncia feita ao órgão informava que no dia 17 de março deste ano, quando a Unei estava funcionando no prédio da antiga Colônia Penal Agrícola, estes servidores agrediram vários internos com socos, chutes, tonfas (espécie de cacetes, conhecidos popularmente pelos agentes como “chicos”) e uma lanterna.

Diante da denúncia, a promotora instaurou um procedimento que contém as provas da tortura e ingressou com ação judicial, em maio, com pedido de liminar de afastamento provisório dos seis agentes.

O MPE pede que os servidores fiquem afastados de todas as Uneis do Estado e também das unidades de semiliberdade.

A ação foi encaminhada ao Juiz de Direito da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, em substituição legal da comarca de Campo Grande, Danilo Burim, e aguarda decisão.

A promotora Vera Frost falou do pedido de afastamento durante audiência nesta sexta-feira sobre o resultado da inspeção do Conselho Nacional de Justiça nas unidades do Estado.

Nos siga no Google Notícias