Capital

MPE investiga falta de medicamentos para pacientes de doença genética

Filipe Prado | 29/08/2014 23:12

O MPE (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) abriu um inquérito para investigar a falta de medicamentos na SES (Secretaria Estadual de Saúde) para pacientes da doença fibrose cística. O inquérito, publicado hoje (29) no Diário Oficial do MPE, foi instaurado no dia 27 de agosto.

A investigação, requerida pela Associação de Fibrose Cística de Mato Grosso do Sul, irá apurar a falta do medicamento Colomycin, além de enzimas pancreáticas de 4.500 e 10.000 unidades. A promotora Filomena Aparecida Depólito Fluminhan da 32ª Promotora de Justiça investigará a denúncia.

A doença, Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma desordem genética, onde a pessoas desenvolver infecções crônicas das vias aéreas, o que leva a bronquiectasias, insuficiência pancreática exócrina e disfunções intestinais, anormalidades das glândulas sudoríparas.

Ainda não foi encontrada uma cura para a fibrose cística, porém a pessoa, diagnosticada precocemente, poderá ser tratada e ter uma vida praticamente normal, dentro de seus limites.

O Campo Grande News entrou em contato com a SES, através da assessoria de imprensa, mas não confirmaram as denúncias e a falta de medicamentos.

A Associação de Fibrose Cística de Mato Grosso do Sul também foi procurada pela reportagem, porém não atendeu as ligações.

Nos siga no Google Notícias