Capital

Mototaxistas avaliam que instalação de medidor vai aumentar fluxo de passageiros

Paula Vitorino | 10/08/2012 13:35

Audiência pública nesta manhã discutiu a instalação de taxímetros em mototáxis de Campo Grande. O projeto de lei do vereador Marcos Alex (PT) tem o objetivo de garantir o preço justo do serviço e proporcionar mais credibilidade aos profissionais.

O dispositivo vai registrar o valor da corrida, como acontece nos táxis, marcando o controle da quilometragem rodada e o tempo de possíveis paradas durante o trajeto contratado.

Para o sindicato dos mototaxistas de Mato Grosso do Sul, o projeto trará benefícios para a categoria e pode aumentar em até 60% o fluxo de passageiros.

“No começo do serviço de mototáxi tínhamos um dispositivo manual para notar a quilometragem, agora se tiver o taxímetro os passageiros vão sentir mais confiança e acredito que usar mais o serviço”, diz o vice-presidente Carlos Pereira Marques.

A diretora técnica do Inmetro, Luciana Boni Cago, ressaltou que a proposta é bem vinda e beneficiará a todos, tanto os clientes dos mototaxistas como os profissionais da categoria.

“A instalação do mototaxímetro tem de ser feita de acordo com a legislação do Inmetro, para que seja algo legalizado, com a devida fiscalização”, frisou.

O vereador ainda lembrou que o projeto ainda precisa ser discutido com a Agetran e a Prefeitura pra ver possibilidade de acordo para que as despesas da instalação do taxímetro não recaiam sobre o trabalhador. O artigo 5º do Projeto de Lei autoriza a dedução das taxas e encargos tributários pagos anualmente pelos mototaxistas e os custos operacionais da instalação do taxímetro.

Nos siga no Google Notícias