Capital

Motoristas autônomos cobram mudanças em decreto que regulamenta Uber

Nyelder Rodrigues e Adriano Fernandes | 12/04/2017 19:14
Ato levou cerca de 50 motoristas para a prefeitura nesta noite (Foto: Alcides Neto)
Ato levou cerca de 50 motoristas para a prefeitura nesta noite (Foto: Alcides Neto)

O encontro da Comissão Especial que analisa a regulamentação do Uber e demais aplicativos que oferecem serviços de transporte em Campo Grande, na noite desta quarta-feira (12), contou também com um ato em frente à prefeitura, local da reunião.

Vários motoristas autônomos ligados à AMU (Associação de Motoristas de Aplicativos de Mobilidade Urbana) participaram da manifestação. Cerca de 50 deles, com cartazes, cobravam mudanças no decreto, que prejudicaria o setor, segundo eles.

A tentativa dos motoristas é de reverter pontos do decreto, como a limitação do número de motoristas que prestam o serviço, necessidade de pedir alvará de funcionamento, entre outras barreiras semelhantes ao dos táxis.

"Estamos aqui para apoiar e representar a associação diante de um decreto que cobra uma série de exigências que não nos agradam, como por exemplo placa especial, sinal luminoso específico e até mesmo seguro", comenta o motorista Emerson Massagarde, de 42 anos, e que está há quatro meses no Uber e participou do ato em frente à prefeitura.

O secretário da AMU, Olívio Ribeiro de Paula Filho, também foi ao ato. "Sou contra essa limitação que tenta igualar nós, que trabalhamos com o Uber, com os táxis", dispara o autônomo, que comenta também ser contra vários pontos, como a necessidade de alvará. "Isso é algo que prejudica os motoristas e também a população, fará a tarifa aumentar".

Na reunião, participaram representantes da prefeitura, Ministério Público, OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil), os vereadores Junior Longo (PSDB), Vinícius Siqueira (DEM) e Valdir Gomes (PP).

Representando os motoristas, foram o presidente da AMU, Wellington Dias, e também dirigentes da Applic (Associação dos parceiros em Aplicativos de Transporte de Passageiros e Motoristas Profissionais Autônomos). Até o fechamento do texto, a reunião, que começou por volta da 18h, não tinha sido encerrada.

Nos siga no