Capital

Moradores temem que erosão arraste casas para nascente de córrego

Vizinhança relata medo de que casas sejam levadas com a chuvarada

Idaicy Solano e Antonio Bispo | 11/09/2023 09:49
Moradores temem que erosão arraste casas para nascente de córrego
Moradores temem que buraco cresça e arraste as moradias para o córrego (Foto: Henrique Kawaminami)

Casas correm risco de serem engolidas pela erosão na Rua Princesa Cynthia, no Jardim Centenário, região sul de Campo Grande. A rua é sem saída e termina em um córrego.

A reportagem esteve no local na manhã desta segunda-feira (11), e foi observado que no ponto onde acaba a rua possui um desnivelamento de três metros, em relação ao asfalto e à nascente. Moradores temem que o asfalto de chão continue cedendo e o buraco arraste as casas para a água. 

Conforme apurado no local, a vizinhança está aflita, pois não consegue contato com a Prefeitura de Campo Grande. A cada dia que passa, o buraco aumenta, assim como o risco de prejudicar as moradias.

A dona de casa Solange Gomes, de 57 anos, relata que o buraco abriu há duas semanas, após temporal atingir a cidade. De acordo com a moradora, há cerca de um mês, uma rede de supermercado instalou manilhas no local, sob a fiscalização de equipes da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos). 

Moradores temem que erosão arraste casas para nascente de córrego
A dona de casa Solange relata que problema começou após chuva, há duas semanas (Foto: Henrique Kawaminami)

Solange conta que havia uma pequena fissura na beira do córrego, mas quando a terra foi revirada para instalar as manilhas, na primeira chuva forte, a fissura se expandiu. “Desde que a obra terminou, quando chove, ninguém entra e sai de casa. Motorista nenhum quer andar nessa rua, a gente tem que descer lá no asfalto e vir caminhando”.

Conforme o relato, a moradora precisa descer na rua asfaltada e caminhar cerca de um quilômetro até a casa onde mora, pois nenhum carro se arrisca a descer a rua sem asfalto. Durante a visita da reportagem, Solange chamou atenção para o quintal de uma das residências, que está quase sendo engolido pelo buraco. 

A reportagem entrou em contato via e-mail, Whatsapp e ligação com a rede de supermercados apontada como responsável por instalar as manilhas, assim como com a Sisep. Não houve retorno até a publicação da matéria. 

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no
Veja Mais