Capital

Moradores organizam "panelaço" após vizinho furtar apartamento

Grupo de ao menos 100 pessoas quer saída de sindíco que administra residencial desde 2019

Por Ana Paula Chuva | 02/08/2024 17:07
Moradores organizam "panelaço" após vizinho furtar apartamento
Entrada do condomínio residencial onde protesto será realizado (Foto: Google Street View)

Moradores do condomínio Parque Castelo de San Marino organizam “panelaço” após um dos apartamentos do local ser furtado por um vizinho. O grupo, de ao menos 105 pessoas, pede a saída do síndico que administra o residencial desde 2019 e também a transparência nos gastos com obras e segurança do local. A nova eleição acontece em setembro de 2025.

Ao Campo Grande News, um dos organizadores da manifestação explicou que o mandato de cada sindico é de 2 anos, no entanto, ninguém consegue se eleger. Na última eleição o candidato adversário acabou sendo retirado da disputa por um processo na Justiça.

“Desde o segundo mandato temos muitas reclamações. São muitos moradores que estão desgastados por conta do descaso com a segurança e o cuidado com as obras do condomínio que geralmente tem alto custo e baixa qualidade. Pedimos contratos e demonstrativos, mas não temos respostas”, explicou o morador que prefere não se identificar.

À reportagem ele explica que após a movimentação do grupo, o síndico vem tentando mostrar serviço para tentar barrar o protesto. Segundo o morador, o grupo quer ter acesso a todos os custos e valores usados nessas reformas e nos serviços de melhoria do condomínio.

“Não temos nada contra a pessoa, mas sim queremos esclarecimentos sobre os gastos da administração. Não temos demonstrativo nenhum de como são utilizados os recursos. Estamos buscando nosso direito à segurança, comprovação dessas despesas. Não estamos acusando ninguém de nada”, disse um dos organizadores do protesto.

Sobre a segurança, o morador destaca que o furto do dia 20 de julho não foi o primeiro que aconteceu no local. Ele destaca que já foram subtraídos diversos objetos do condomínio incluindo motocicleta e bicicletas. Além disso, o autor do último crime chegou a entrar novamente no residencial.

“Ele entrou no condomínio sem ser barrado. Entrou em um dos blocos, mas a fechadura estava trancada. Saiu e até o momento não o vimos novamente”, contou o morador.

O panelaço está marcado para acontecer no dia 17 de agosto às 19h em frente ao condomínio. O objeto do grupo é mobilizar mais pessoas até a data já que no local há 720 apartamentos, com aproximadamente 3 mil moradores.

Outro lado - Procurada pela reportagem, a assessoria jurídica do condomínio explicou que as prestações de contas são feitas regularmente todos os anos até o mês de março. Nas reuniões são apresentadas as contas e despesas do ano anterior e a previsão orçamentária do ano corrente. 

"Até o momento, todas as prestações de contas foram aprovadas. Esses documentos estão disponíveis no aplicativo da administradora e são acessíveis para todos os moradores. Tudo é analisado pelos conselheiros fiscais que depois aprovam ou não", pontuou em nota que ainda destaca que a taxa de condomínio está abaixo do necessário e há uma alta inadimplência, prejudicando o pagamento das contas mensais. 

Sobre a segurança, o documento informa que o condomínio esta em fase final da automatização da portaria e das portas de entradas dos blocos com reconhecimento facial, sem aumento da taxa de condomínio e que o autor do furto de julho mentiu. Por ser morador do local, ele afirmou que a esposa havia esquecido a chave e deu número de outro apartamento ao chaveiro que abriu a unidade da vítima. 

"O chaveiro foi inicialmente barrado na portaria, pois o porteiro tentou, sem sucesso, falar com a moradora da unidade. O ladrão então desceu, afirmou que autorizava a entrada do chaveiro, e o porteiro permitiu a entrada, acreditando tratar-se de um morador. Infelizmente, o condomínio não tem como controlar tais situações, uma vez que foi um residente, levado por outra moradora, que cometeu o crime", diz a nota. 

Loading video

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no
Veja Mais