Capital

Moradores jogam entulhos em rua para tentar tapar buracos no Jardim Sumatra

Para quem mora na região, via é intransitável e se transforma em rio durante chuvas

Ana Oshiro e Beatriz Magalhães | 11/01/2022 14:08
Moradores colocam entulhos em buracos como tentativa de melhorar rua. (Foto: Marcos Maluf)
Moradores colocam entulhos em buracos como tentativa de melhorar rua. (Foto: Marcos Maluf)

Quem mora ou passa pela Rua Augusta Rossini Guidi, no Jardim Sumatra, em Campo Grande, sofre para conseguir transitar pela via. Na tentativa de deixar a rua um pouco melhor, os moradores jogam entulhos para tampar os inúmeros buracos.

"Quando chove então, é pior ainda, ninguém consegue passar, vira uma enxurrada, nem ônibus passa. Pelo que sei, a prefeitura não dá nenhuma satisfação pro pessoal aqui", disse o aposentado Atair Angelo da Costa, de 68 anos, que começou a morar no local há cerca de um mês.

Suelen tem 2 filhos e não consegue sair de casa quando chove. (Foto: Marcos Maluf)

Para quem tem filhos então, a situação se complica, já que a dificuldade é grande para caminhar pela via esburacada. "Os moradores jogam coisas pra tampar os buracos, mas com a chuva, as coisas vão embora e tem que colocar de tudo de novo", conta a dona de casa Suelen Alves, de 30 anos, que tem 2 filhos e só sai de casa quando chove se for algo urgente. "Aqui fica parecendo um rio", finaliza a mulher.

Com tantos buracos pela Rua Augusta Rossini Guidi, os motoristas de aplicativo estão recusando corridas no local e os moradores que precisam desse serviço precisam caminhar até um ponto onde o acesso esteja melhor. Foi o caso da Elisângela Oliveira, de 37 anos, que passou mal no primeiro dia do ano e teve que caminhar até uma via melhor para conseguir pegar carona em um carro de aplicativo. "Na última chuva, cheguei a cair em um buraco indo pro ponto de ônibus", contou a auxiliar administrativa.

A moradora Patricia Soares De Freitas, de 26 anos, mora há cinco anos na rua e filmou como fica a situação durante as chuvas mais fortes. "Sempre foi assim. A rua fica intransitável, Uber nem entra mais aqui", disse a estudante, complementando que "tem mãe aqui que tem crianças com cadeira de rodas, é impossível andar nessas ruas". Veja o vídeo abaixo.

Morando há 26 anos no local, Márcia Regina de Jesus, auxiliar de serviços gerais, de 51 anos, conta que o bairro sempre foi esquecido pela prefeitura de Campo Grande. "Sempre houve essa dificuldade e a cada dia, tá ficando pior. O imposto vem todo ano, mas não temos nenhum retorno, nenhuma melhoria", contou Márcia, que ganha só 1 salário mínimo e paga R$ 700 de IPTU.

Prefeitura - A reportagem entrou em contato com a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), contando as reclamações dos moradores e, em nota, a prefeitura da Capital disse que a via já está na programação da Sisep e uma equipe deve ir ao local até a próxima semana para realizar patrolamento e cascalhamento da Rua Augusta Rossini Guidi.

De acordo com a assessoria de imprensa, o Bairro Jardim Sumatra deve receber 200 km de asfalto novo nos próximos 3 anos, e, segundo a nota, a prefeitura está empenhada em buscar recursos para lançar novas frentes de pavimentação.

Rua e bairro são esquecidos pela prefeitura, de acordo com moradores. (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no