Capital

Moradores filmam rua "problema" no Otávio Pecora novamente alagada

Natalia Yahn e Luana Rodrigues | 19/02/2016 12:54
Rua Jaburu, no Otávio Pecora, na manhã desta sexta, após nova inundação que deixou moradores ilhados ontem (18). (Foto: Marcos Ermínio)
Rua Jaburu, no Otávio Pecora, na manhã desta sexta, após nova inundação que deixou moradores ilhados ontem (18). (Foto: Marcos Ermínio)

A Rua Jaburu, no bairro Otávio Pecora – região norte de Campo Grande – foi totalmente encoberta pela água da chuva no fim da tarde de ontem (18). Moradores sofreram mais uma vez com o alagamento das casas e da rua, que ficou intransitável. A mesma rua já foi inundada pelo menos três vezes desde dezembro do ano passado. A água tomou a via nos dias 3 e 25 de dezembro de 2015, e novamente ontem (18).

A secretária Maura da Silva, 50 anos, que tem uma casa no local enviou um vídeo para o canal Direto das Ruas. Nas imagens é possível ver o desespero de um dos moradores para impedir a entrada da água dentro da casa. “No Pécora foi um sufoco, entrou água nos quintais das casas. Imagine nosso sufoco. E a Prefeitura diz q não tem verbas pra resolver o problema”, afirmou Maura.

A casa dela, que já sofreu três inundações – a primeira em novembro de 2013, e as dois últimas nos dias 3 e 25 de dezembro de 2015 –, desta vez não foi invadida pela água. “Estamos reformando a casa, pintamos, tiramos a garagem e fizemos o muro. Mas não tem condição de venda, só que para alugar tem gente interessada. Estamos morando em um salão comercial mesmo tendo um casa lindinha, um pesadelo”.

Ela esta desalojada desde o segundo alagamento da casa, em dezembro do ano passado. Junto com o marido e dois filhos estão morando temporariamente em um salão comercial que pertence a familiares, no bairro Taveirópolis. “Perdi tudo duas vezes, e na terceira vez que a água invadiu minha casa eu já não estava mais morando lá, tive que abandonar tudo. É muito sofrimento”, afirma.

Os moradores abriram as tampas das bocas de lobo, para ajudar no escoamento da água da chuva. (Foto: Marcos Ermínio)

O cenário da Rua Jaburu na manhã de hoje (19) era bem diferente do registrado no vídeo, onde é possível ver até um carro parcialmente coberto pela água.

Cientes do problema recorrente os moradores desenvolveram técnicas para impedir que a água entre nas residências. Vale tudo, desde tapumes nos portões, paletes nas calçadas, usar a própria força (como o rapaz que aparece no vídeo), ou mesmo abrir manualmente as grades dos bueiros.

Maria Aparecida Garoni mora no local há 30 anos e afirma que a chuva de ontem (18) foi a pior que já presenciou. “Mesmo assim não estragou nenhuma casa, graças a Deus! A gente demora muitos anos para comprar nossas coisas e a chuva vem e destrói em um minuto”, disse.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Walmir Barbosa Lima, informou que foram registados 82 milímetros de chuva ontem (18), em toda a cidade. Também caíram 18 árvores em várias regiões. “Foram dois alagamentos, no Monte Castelo e no Jardim Anache, região do Nova Lima, e duas inundações, nas avenidas Ernesto Geisel e Capibaribe. Além do solamento na Rua Jerônimo de Albuquerque onde a água infiltrou por baixo do asfalto e as placas saíram”, afirmou.

Direto das Ruas - A sugestão acima, foi enviada à redação do Campo Grande News via WhatsApp, pelo canal Direto das Ruas. Pelo número (67) 9687-7598 ou então pelo e-mail redacao@news.com.br, podem ser enviados flagrantes, sugestões de matérias, notícias, fotos, áudios e vídeos.

Nos siga no