Capital

Moradores ficam revoltados sem carnês para pagar casa popular

Aliny Mary Dias | 10/06/2013 13:01
Dona de casa não conseguiu emitir boleto  (Foto: Cleber Gellio)
Dona de casa não conseguiu emitir boleto (Foto: Cleber Gellio)
Elizete demorou toda a manhã para conseguir o boleto (Foto: Cleber Gellio)

Reclamações, longas filas, demora e até uma pessoa desmaiada foi o cenário encontrado por quem foi até a Emha (Agência Municipal de Habitação de Campo Grande) na manhã desta segunda-feira (10). A maioria dos carnês das casas populares terminou em maio e as pessoas que procuraram a agência para emissão de um novo boleto tiveram problemas.

O presidente da Comunidade Organizada em Defesa da Moradia nas Ocupações Irregulares, Valdo Pereira, afirma que às 8 horas de hoje o prédio estava lotado e a fila chegou até a calçada.

O problema aconteceu porque a maioria dos carnês emitidos ano passado terminaram  e a Prefeitura da Capital teria informado aos moradores que novos carnês seriam enviados para as residências.

“O que acontece é que ninguém recebeu esses novos carnês e tiveram que vir aqui pegar um novo”, explica. A situação piorou porque até o ano passado a sede da Emha recebia os pagamentos, hoje os boletos são emitidos no local, mas devem ser pagos em Casas Lotéricas.

Uma segunda opção para os moradores era recorrer à recuperadora de crédito RDM, terceirizada da Prefeitura e que recebia os pagamentos. Entretanto, a empresa fechou as portas na última semana alegando dívida da Prefeitura no valor de R$ 4,7 milhões.

Divina dos Santos, de 36 anos, procurou a sede da Agência logo cedo para pagar a prestação da casa da mãe. Depois de enfrentar 1 hora na fila, a dona de casa foi informada que teria que procurar a RDM para emissão de um boleto, após encontrar as portas fechadas, Divina voltou à sede da Emha e não encontrou solução.

“Eles me passaram um número da prefeitura para ligar daqui 1 semana. Eu não sei o que fazer, me mandaram de um lugar para o outro e não consegui pagar”, desabafa Divina.

A dona de casa Elizete da Silva, de 57 anos, conta que ficou das 8 da manhã até às 11 horas esperando atendimento. A mulher explica que logo no início do dia, uma pessoa chegou a desmaiar por conta da confusão e teve que ser atendida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

“Estava uma loucura isso aqui, eu até saí de dentro porque tenho pressão alta e fiquei com medo de passar mal”. Elizete conseguiu a emissão do novo carnê no fim da manhã e o débito só pode ser quitado em uma lotérica.

O presidente da entidade que representa os moradores das casas populares afirma que irá procurar a Prefeitura para que a situação seja regularizada. “As pessoas têm que ir em vários lugares, gastam dinheiro com passe de ônibus e muitas não estão conseguindo emitir os boletos”, explica.

O Campo Grande News foi atendido pela gerência da Emha que informou que houve um aumento nos atendimentos por ser segunda-feira. Sobre os problemas com emissão de boleto enfrentados por vários moradores, a agência informou que não poderia comentar sobre o assunto.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, mas a informação é que a pessoa responsável pelo assunto não estava no momento.

Nos siga no