Capital

Moradores do bairro Nova Lima convocam reunião para discutir "buracão"

Paula Vitorino | 03/11/2011 08:46
Buraco aumenta diariamente e já ameaça casas vizinhas. (Foto: Simão Nogueira)
Buraco aumenta diariamente e já ameaça casas vizinhas. (Foto: Simão Nogueira)

Preocupados com o aumento da erosão no bairro Nova Lima, os moradores da região convocam toda a comunidade para uma reunião nesta sexta-feira (4). O encontro terá a participação do Fórum de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso do Sul.

Os participantes da reunião irão discutir as medidas de prevenção e recuperação da erosão; transparência e participação popular na aplicabilidade dos recursos; além da deposição de materiais, como entulho e lixo, nas nascentes e córregos da região – um dos causadores dos estragos na região.

A erosão no Nova Lima aumentou ainda mais com as chuvas do último fim de semana. Em apenas dois dias, o buraco cresceu 2 metros. O último desmoronamento engoliu a calçada de um imóvel em construção e o buraco avança em direção as casas, assustando os moradores.

O secretário de obras municipais, João de Marco, esteve no local e garantiu o início de obras emergências para conter a erosão. A obra deve fazer a recomposição do aterro e do asfalto, para poder liberar o trânsito. A expectativa é de que as obras sejam concluídas em 15 dias, caso a chuva colabore.

Entretanto, não há garantia de que a obra provisória vai resolver o problema e evitar novos desmoronamentos. A solução definitiva só deve ser feita após a liberação de recursos federais, no valor de R$ 5 milhões.

Reunião - A reunião nesta sexta-feira será às 16h, na sede da Ussiter – rua João de Paula Ribeiro, 484, Jardim Presidente. Mais informações pelo telefone: 9292-5607 (Antônio Duarte).

Nos siga no