Capital

Ministro se despede de assessor: "Quem me dera ter te socorrido"

Aos 62 anos, "Kiko Cangussu", como ficou conhecido, foi encontrado morto ontem

Ângela Kempfer | 31/03/2020 11:10
Foto usada por Cangussu em post onte pedia informações sobre o coronavírus a Henrique Mandetta. (Foto: reprodução Facebook)
Foto usada por Cangussu em post onte pedia informações sobre o coronavírus a Henrique Mandetta. (Foto: reprodução Facebook)


O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, usou as redes sociais para se despedir do amigo, advogado e ex-assessor, Francisco de Arruda Cangussu. Aos 62 anos, "Kiko Cangussu", como ficou conhecido, foi encontrado morto ontem (30) em seu apartamento no Centro de Campo Grande, segundo a família, vítima de Infarto.

Nos últimos dias, ele demonstrava muita preocupação sobre a pandemia, principalmente, porque tinha sinusite. “Coronavírus: 'Eram sintomas de sinusite', diz morador do Rio, em seu primeiro dia de isolamento após testar positivo. Socooorro Henriqueeeeee!”, postou o advogado no dia 29 de março, domingo passado.

A resposta veio depois da morte, nesta terça-feira. Na correria insana contra a doença, Mandetta parou para se despedir do amigo e ex-assessor. “Quem me dera poder ter te socorrido meu amigo. Fosse um infarto ou qualquer outro mal teria lutado ao teu lado, ainda que na mais arriscada manobra de sustentação à vida...Não deu para te socorrer. Estou lutando uma luta onde milhões de pessoas me pedem ‘socorro Henriqueeeee’. Vamos lutar. Você aí dos céus e nos aqui nesse mundo de meu Deus”, publicou o ministro como comentário no post feito pelo amigo no último domingo.

O ministro lembrou que, durante muitos anos, o advogado foi “amigo certo daquelas horas tão incertas da política. As lembranças todos teremos, a maioria voando no tempo com sua risada estonteante. Humor fino, cortante, texto enxuto, síntese, tradutor de momentos que pediam mais do noticiador do que da notícia”, elogiou.


Kiko foi assessor parlamentar de Mandetta quando ele ainda era deputado federal por Mato Grosso do Sul.

O ministro comentou que nas últimas semanas os dois não tiveram tempo para conversar, mas garantiu que continuava a ler o que Cangussu publicava nas redes sociais. “Sempre chequei seus posts, como quem lia um horóscopo diário. Vais fazer falta para muitos.”

Mandetta também deixou um recado para o filho do amigo. “Luís Guilherme é o que você deixou de melhor. Segura essa onda Luís. Tem uma legião de amigos ao redor do seu pai e todos nós oramos para Nossa Senhora Aparecida conduzir, proteger e confortar toda sua família”, finalizou.

Pandemia - A tensão causada pelo coronavírus era evidente nas postagens do advogado. “Hoje senti de verdade medo do coronavírus. Estava acelerado fazendo minhas compras quando entrei na fila da padaria – guardando a distância de mais de 1 metro quando entra na fila atrás de mim, praticamente encostado, um sujeito pálido, mal encarado todo de preto. De repente o cidadão dá uma tossida rouca forte e em seguida outra- sabe aquela tosse de cachorro? Parei de respirar e dei um pulo quase derrubando o cara que estava à minha frente na fila. É claro que aquele cidadão está contaminado, se é corona não sei, está com algum vírus não tenho dúvida alguma”, relatou nas redes sociais. 

Mas a família nega que ele tivesse algum dos sintomas da doença, além da sinusite crônica. 

Hoje, o filho também se despediu do pai nas redes sociais.   “Você pode ter a absoluta certeza que olharei para o céu e pensarei que tenho muito orgulho de ser seu filho. Descanse em paz, pois o destino a Deus pertence. Os planos sempre serão dele! De você levarei os ensinamentos e as coisas boas que o senhor sempre me proporcionou. Amo você, seja aqui ou seja em outra dimensão”, publicou Luis Guilherme Cangussu.

Foi ele quem encontrou o corpo do pai, por volta de 19h30 de ontem. Kiko não era visto desde o início da tarde. Desconfiado da situação, o irmão dele, Paulo Cangussu, foi até o edifício do advogado e se deparou com a porta trancada. O filho então conseguiu abrir o imóvel.

Sepultamento - Luis Cangussu informa que o velório do advogado começará às 15h30 com sepultamento às 17h30, por conta das medidas de contenção ao coronavírus. O enterro será no Parque das Primaveras.

 

Nos siga no