Capital

Ministro da Saúde visita Campo Grande na sexta, anuncia Sesau

Marcelo Queiroga deve conhecer ambulatório que atende pacientes com sequelas da Covid-19

Adriel Mattos | 13/07/2021 16:27
Castro Filho em reunião com Queiroga e Rosana, no mês passado. (Foto: Divulgação/PMCG)
Castro Filho em reunião com Queiroga e Rosana, no mês passado. (Foto: Divulgação/PMCG)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deve visitar Campo Grande na sexta-feira (16) para conhecer as estratégias de enfrentamento à pandemia de Covid-19. O cardiologista virá a convite do secretário municipal de Saúde, José Mauro de Castro Filho.

A ex-diretora-presidente do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) e atual secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, deve integrar a comitiva do ministro. A agenda ainda deve ser fechada e confirmada pela pasta.

“O ministro mostrou interesse em conhecer a nossa estrutura de assistência e vamos apresentar a ele o que vem sendo desenvolvido em nosso município. Os projetos desenvolvidos para o enfrentamento da pandemia, além, é claro, das nossas estratégias de vacinação”, declarou Castro Filho.

Queiroga deve conhecer o Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde (INOVAAPS), que virou destaque nacional como modelo de estratégia para fortalecimento da Atenção Primária em Saúde.

Entre 2017 e 2021, o Município saltou da última colocação entre as capitais para a oitava na cobertura da área da saúde, que visa a prevenção a doenças e acompanhamento da população. 

Ainda na assistência, destaca-se também a implantação do primeiro ambulatório para tratamento de pacientes com doenças residuais provocadas pela Covid-19 do País, inaugurado em setembro do ano passado em uma parceria entre a Prefeitura de Campo Grande e a Associação dos Amigos dos Excepcionais (APAE).

“É um serviço pioneiro no País que tem ajudado na recuperação de centenas de pacientes acometidos pela doença e que, eventualmente, não teriam acesso a esse tipo de suporte”, frisou o secretário.

Campo Grande já vacinou 404,9 mil com pelo menos uma dose de vacinas contra a Covid-19, o que representa 44,69% da população. Completaram o ciclo de imunização 263,4 mil, 24,13% do total.

Nos siga no