Capital

Ministério Público faz vistoria em Unidades de Pronto Atendimento

Thiago de Souza | 10/07/2015 19:54
Ação contou com representantes de órgãos de saúde da Cidade e do Estado. (Foto:  Divulgação MPMS)
Ação contou com representantes de órgãos de saúde da Cidade e do Estado. (Foto: Divulgação MPMS)

Três UPA’s (Unidade de Pronto Atendimento) foram vistoriadas na última quarta-feira (8) a pedido do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. A ação da promotoria foi acompanhada por representantes do CRM (Conselho Regional de Medicina), da Santa Casa, do Hospital Universitário, do Conselho Municipal de Saúde da Câmara Municipal, do Hospital Regional e da Sesau (SESAU). O objetivo é checar equipamentos e materiais, como insumos e medicamentos nas unidades Coronel Antonino, Vila Almeida e Universitário para sanar possíveis deficiências e proporcionar melhor atendimento a população que busca o Sistema Único de Saúde.

Esta é a primeira etapa do trabalho. A segunda fase será implementada se constatadas deficiências, e mediante acordo entre a Sesau e hospitais combinados com o SUS, estabelecer um protocolo unificado de encaminhamento de pacientes às unidades hospitalares de Campo Grande.

A terceira fase será marcada por reuniões com a Gestão Municipal, técnicos da Sesau e os hospitais de Campo Grande. De acordo com a promotoria de Justiça, a atual grade é de 2011, ficando distante da realidade da assistência hospitalar em Campo Grande.

Na visita a UPA Coronel Antonino, a Sesau se comprometeu a implantar um Centro de Realização de Exames, oferecendo exames laboratoriais de enzimas cardíacas e estender os procedimentos às demais unidades e aos Centros Regionais de Saúde, a partir de 15 de agosto deste ano. Foi solicitada a instituição de um médico com capacidade técnica para realizar encaminhamento de fluxo aos hospitais da rede conveniada com o SUS.

Nos siga no