Capital

Ministério deposita, mas recurso só cai para hospitais na próxima semana

Pagamento do 13º de funcionários da Santa Casa e da Maternidade Cândido Mariano depende de verba do Ministério da Saúde

Anahi Zurutuza | 22/12/2016 18:34
Fachada da Santa Casa, que trabalha  com meta dos profissionais de enfermagem (Foto: Santa Casa/Divulgação)
Fachada da Santa Casa, que trabalha com meta dos profissionais de enfermagem (Foto: Santa Casa/Divulgação)

Recursos do Ministério da Saúde para pegar pelos atendimentos feitos por hospitais filantrópicos de Campo Grande pelo SUS (Sistema Único de Saúde) já estão programados para serem depositados no Fundo Municipal de Saúde, mas só devem ser transferidos para a Santa Casa e para a Maternidade Cândido Mariano na próxima semana. O 13º dos funcionários das duas instituições, portanto, só deve ser depositado depois do Natal.

Conforme consta no extrato da conta do FMS, neste mês, Campo Grande receberá R$ 17.580.431,15. A prefeitura informou em nota que, no entanto, depois que o ministério emite a ordem de pagamento, os bancos levam dois a três dias úteis para liberaram o recurso. Portanto, somente no dia 26 de dezembro é que administração municipal conseguirá fazer as transferências.

Sem o 13º na conta, pelo menos 50% dos enfermeiros e técnicos em enfermagem da Santa Casa pararam de trabalhar.

Já os funcionários da maternidade se reunirão amanhã (23) para cobrar uma posição da diretoria e também ameaçam greve. “Suspenderam as férias de janeiro para ter caixa para o 13º, mas não pagaram”, protestou uma funcionária, que pediu para ter a identidade preservada.

O diretor da Cândido Mariano, Alfeu Duarte de Souza, explica que algumas férias tiveram de ser suspensas para que o hospital comece bem o ano. “Já recebemos a notícia que o nosso pagamento cai até o início da próxima semana. Já pagamos metade do 13º e vamos pagar a segunda parcela até o dia 30 com certeza”.

Nos siga no