Capital

Mesmo com torre desativada, preso atualizava Facebook na Máxima

Viviane Oliveira | 01/11/2012 15:25
Carlos, conhecido por 'Veneno,' cumpre pena por homicídio. (Foto: Facebook)
Carlos, conhecido por 'Veneno,' cumpre pena por homicídio. (Foto: Facebook)

Preso desde agosto do ano passado, Carlos Alexandre Matias Alves, 29 anos, atualiza o perfil no Facebook via celular, de dentro do Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande, onde cumpre pena por homicídio. A situação chama atenção principalmente pelo fato de que, desde 2 de outubro, a torre de celular que há na região está desativada.

No perfil social, o detento usa o nome de Alexandre Riskado Mathias e têm 100 amigos. As atualizações, fotos e conversas são feitas diariamente. Recentemente ele começou amizade com oito pessoas. As últimas atualizações foram feitas na terça-feira (30).

Na maioria das postagens, Carlos fala da família, de suas filhas e relata como é o seu dia na cadeia. Ele ignora o fato de estar preso e posta sem medo de punição.

Dia 16 de outubro, ele diz “Nossa uma hora dessa ainda acordado que nada todo dia é dia de fervo to di férias kk” (sic).

 No último dia 21, Carlos postou no Facebook: “E toma um banho e começa festinha muita cachaça e o resto é segredo, aqui não tem lei seca” (sic).

Em uma das últimas postagens, Carlos comenta “E bandido farofa na rua tava cãozao agora caio na mão acha q ta no crime e um dia na cai aqui e agora agente vê quem e bravo? Aqui e cadeia do 1533 não aceita safado nau!!! Pilantra". O número remete a um dos símbolos do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Crime - Alexandre conhecido por ‘Veneno’ cumpre pena por ter assassinado no dia 18 de setembro de 2010, Fábio Nery da Silva, 30 anos, e ter baleado na perna, André Leandro Farias Vargas, 27 anos.

De acordo com boletim de ocorrência, o crime foi na rua Pontalina, em frente a uma conveniência no bairro Universitário. Ainda de acordo com a Polícia, ele atirou na vítima porque o rapaz, que era seu amigo, teve um relacionamento com sua ex-mulher.

(Foto: reprodução Facebook)

Preso desde agosto do ano passado, ele está no Presídio de Segurança Máxima desde 22 julho deste ano. Com várias passagens pela Polícia, Alexandre chegou a ficar preso em 2008 em Terenos, por violência doméstica. 

Sem sinal - De acordo com a assessoria de imprensa da operadora Vivo, após a determinação da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), a empresa desligou no dia 2 de outubro o sinal de telefonia no Jardim Noroeste, em Campo Grande, onde fica o presídio.

Ainda de acordo com a empresa, a torre próxima ao presídio está 100% sem sinal. Porém isso não impede que o presídio fique totalmente sem o serviço. 

A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa da Sejusp, porém nenhuma das ligações foi atendida. 

Não é a primeira vez - Em julho deste ano o preso, Alexander Pereira Fresneda, 28 anos, chegou a ficar isolado em cela disciplinar após ser descoberto usando Facebook, via celular de dentro do Presídio de Segurança Máxima.

Alex cumpre pena por tráfico de drogas e posse de arma. Na época, em nota a Sejusp informou que o perfil do preso havia sido desativado. O Facebook era utilizado desde o fim do ano passado, quando até mensagem de Feliz Ano Novo o detento publicou.

No mesmo mês, um vídeo gravado pelo celular de um detento mostrava a festa que vários presos faziam dentro de uma cela do Presídio de Trânsito, no complexo penitenciário. As imagens mostravam o uso de drogas.

Quem gravou, ao mesmo tempo narrava o que estava acontecendo. Ao som de funk, vários presos dançavam e em determinado momento, um deles prepara um cigarro de maconha, já anunciado pelo preso que gravava pelo celular.

Nos siga no