Capital

Membros da igreja católica promovem caminhada para Dom Romero

Renata Volpe Haddad | 23/05/2015 18:54
1º Caminhada dos Mártires reúne fiéis que oraram e cantaram em memória de Dom Romero. (Foto: Marcelo Calazans)
1º Caminhada dos Mártires reúne fiéis que oraram e cantaram em memória de Dom Romero. (Foto: Marcelo Calazans)

Membros da igreja católica da Arquidiocese de Campo Grande realizaram na tarde de hoje a caminhada dos mártires. Este é o primeiro evento voltado para esta causa que acontece no mesmo dia em que o Papa Francisco irá beatificar Dom Oscar Romero, considerado bispo dos pobres.

De acordo com a organizadora da caminhada, Jairce da Guia Medeiros Ramos, o trecho percorrido que começou às 16h, será curto, mas com muitas orações. "Saímos do Armazém Cultural e demos a volta na quadra, com cinco paradas. Em cada parada fizemos leituras e cantos voltados para o tema", explicou.

Espera-se a reunião de 50 pessoas. "Nos reunimos uma vez por mês na praça do Rádio Clube para orações e se tiver 50 pessoas, estaremos felizes", ressalta. A caminhada lembra também de outros mártires que lutaram pelo povo e foram mortos como por exemplo DorcelinaFolador, Marçal de Souza entre outros.

O padre Kurian, comenta a trajetória do bispo Dom Oscar. "Romero nasceu em Ciudad Barrios, distrito de San Miguel em 1917, numa família de origem humilde. O bispo sempre foi visto como inimigo do governo pois sempre defendeu os humildes e sempre fez questão de divulgar informações porque a imprensa favorecia elites", ressalta.

Oscar Romero foi assassinado quando celebrava a missa, em 1980, por um atirador de elite do exército salvadorenho. Depois da caminhada estão previstas apresentações culturais, como o grupo de capoeira Contemporâneo e o evento se estende até às 19h30, no Armazém Cultural, localizado na rua Calógeras.

 

Nos siga no