Capital

Médicos aguardam contraproposta da prefeitura para definir fim da greve

Michel Faustino | 28/08/2015 13:48
Ontem, representantes do Sinmed-MS se reuniram com Bernal e o novo secretário de Saúde Ivandro Fonseca para negociar fim da greve. (Foto: Juliana Brum)
Ontem, representantes do Sinmed-MS se reuniram com Bernal e o novo secretário de Saúde Ivandro Fonseca para negociar fim da greve. (Foto: Juliana Brum)

O presidente do Sinmed-MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul), Valdir Shigueiro Siroma, disse em entrevista por telefone ao Campo Grande News que a categoria aguarda uma posição da prefeitura para definir se encerram ou não a greve que já dura 15 dias. Segundo Siroma, os médicos se reuniram ontem com o prefeito Alcides Bernal (PP) e o novo secretário de Saúde Ivandro Fonseca, e houve indicativo de que as reivindicações da categoria serão atendidas.

“Estamos aguardando o ofício da prefeitura para ver como vai ser. Depois que chegar esse documento a gente vai debater em assembleia se mantém ou não a greve. A princípio, o prefeito [Alcides Bernal] garantiu que é viável atender o que é pedido pela categoria. No entanto, temos que ter garantias”, comentou ressaltante que os detalhes serão repassados somente após a assembleia que acontece a partir das 19h, na sede do Sinmed-MS.

Conforme acordo firmado com a gestão do prefeito afastado Gilmar Olarte (PP), os médicos não abrem mão do pagamento dos salários até o 5º dia útil e não de forma escalonada como estava sendo feito. A categoria está na terceira greve deste ano e travava uma queda de braço com a gestão de Olarte. Há 18 anos o município não atrasava o pagamento de salários.

Eles estão em greve desde o dia 15 deste mês e só realizam o atendimento nos centros regionais desaúde 24 horas e nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). O serviço está totalmente suspenso nas unidades básicas de saúde e do programa Saúde da Família.

Nos siga no