Capital

Médicos aguardam contato de Bernal para retomar negociação salarial

Flávia Lima | 27/08/2015 08:50
Valdir Siroma ressaltou que aguarda contato com representante do novo secretariado de Alcides Bernal. (Foto:Arquivo/Marcos Ermínio)
Valdir Siroma ressaltou que aguarda contato com representante do novo secretariado de Alcides Bernal. (Foto:Arquivo/Marcos Ermínio)

O presidente do SindMed (Sindicato dos Médicos), Valdir Siroma, disse que a categoria aguarda contato de algum representante do prefeito Alcides Bernal (PP) para retomar as negociações e colocar fim à greve que já dura 13 dias.

Siroma acredita que tão logo o novo secretário de Saúde seja anunciado, a categoria será procurada pela administração do prefeito, que voltou ao cargo nesta terça-feira (25), após decisão do Tribunal de Justiça. "Por enquanto não temos ninguém para procurar", diz.

O anúncio de Bernal, que frisou a importância de tratar como prioridade a questão da saúde, é vista pelo presidente do SindMed como uma esperança de negociação. “É preciso que alguém tenha um outro olhar para a saúde. Doença não tem hora para chegar . Qualquer pessoa de bom senso sabe disso”, ressaltou.

Conforme acordo firmado com a gestão do prefeito afastado Gilmar Olarte (PP), os médicos não abrem mão do pagamento dos salários até o 5º dia útil e não de forma escalonada como estava sendo feito. A categoria está na terceira greve deste ano e travava uma queda de braço com a gestão de Olarte. Há 18 anos o município não atrasava o pagamento de salários.

Durante o desfile de aniversário de Campo Grande, nesta quarta-feira (26), Alcides Bernal conversou com um grupo de pessoas que protestavam contra a situação da saúde no município e prometeu uma reunião com os líderes do movimento.

Com a greve nos postos de saúde, apenas 30% dos profissionais estão atendendo os casos de urgência e emergência. cumprem prejudica a população, que sofre com a falta de médicos na emergência. Os serviços estão suspensos nas unidades básicas de saúde.

Nos siga no