Capital

Máscaras deixam de ser obrigatórias durante aulas em universidades

Nas maiores faculdades públicas de Mato Grosso do Sul o uso é facultativo

Natália Olliver | 21/09/2022 16:20
Corredor de área da UFMS em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)
Corredor de área da UFMS em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)

Apesar de Mato Grosso do Sul ter liberado o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados, desde março de 2022, a utilização seguia exigida em diversos lugares do Estado, inclusive nas universidades públicas. Até o mês de maio, a obrigatoriedade era restrita apenas às salas de aulas. Agora, o que era exigência, passou a ser recomendação. 

Nas maiores universidades públicas do Estado, como: UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), o uso é facultativo, podendo ser exigido ou não nos ambientes fechados de cada campus.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul explicou que na versão do plano de biossegurança 7.0, divulgado em abril de 2022, foi instituído o plano de transição para a flexibilização do uso de máscaras nos diferentes locais da faculdade. Além disso, estava incluso o detalhamento sobre as pessoas contactantes e a implantação da testagem da Covid-19 à comunidade acadêmica.

Na última versão, 8.0, disponível no site, datada de 28 de junho, o uso é facultativo em ambiente externo, espaços administrativos, salas de aula, laboratórios, teatros, auditórios e bibliotecas. 

De acordo com a universidade, o uso no transporte coletivo, no Hospital Veterinário e em espaços de saúde, segue de acordo com a norma municipal.

“A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul foi pioneira na elaboração do Plano de Biossegurança, com diretrizes para a comunidade universitária sobre os procedimentos em relação à pandemia da Covid-19. 

O Plano de Biossegurança da UFMS foi o primeiro Plano publicado pelas Universidades Federais no país, tendo se tornado referência para o MEC no Plano de Biossegurança Nacional”, comentou. 

Na UFGD, a restrição não é válida desde junho. “O que existe é uma recomendação de que seja usada, mas não é obrigatório mais”. 

A UEMS, afirmou ao Campo Grande News que o uso é opcional. “Em 28 cidades os gerentes podem fazer as orientações de acordo com as normas do município. Ficou facultativo nas 15 unidades da UEMS, onde temos aulas presenciais, o resto são polos EAD."

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul IFMS, afirmou que cada campus tem liberdade em deixar o uso facultativo ou não dentro das salas de aula. A instituição não informou quais ainda exigem a máscara durante as aulas e quais estão com uso facultativo. 

Nos siga no