Capital

Marquinhos espera ter em mãos novo cálculo da taxa do lixo até março

Prefeito acredita que novo cálculo será finalizado por equipes da prefeitura até a primeira quinzena do próximo mês

Humberto Marques e Miriam Machado | 06/02/2018 12:22
Prefeito disse que crédito referente à restituição da taxa do lixo ficará disponível por cinco anos; pedidos devem ser apresentados até o dia 28. (Foto: Marcos Ermínio)
Prefeito disse que crédito referente à restituição da taxa do lixo ficará disponível por cinco anos; pedidos devem ser apresentados até o dia 28. (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), espera ter em mãos até meados de março os novos valores a serem cobrados dos contribuintes pelo serviço de coleta e destinação de resíduos sólidos. Os cálculos estão sendo executados por técnicos do Paço Municipal e serão incluídos nos carnês exclusivos da taxa do lixo, a serem entregues em abril, e debitados dos créditos de quem já pagou pelo serviço e optou por não pedir ressarcimento dos valores.

“Antes da primeira quinzena de março devemos ter o novo cálculo”, afirmou Marquinhos nesta terça-feira (6), durante a entrega de uniformes e kits escolares a alunos do Ceinf (Centro de Educação Infantil) Mary Sadalla Saad, no Estrela Dalva I.

O prefeito lembrou que a taxa do lixo será cobrada dos cerca de 145 mil imóveis inscritos no cadastro da prefeitura de Campo Grande. O novo cálculo foi necessário depois que um erro no lançamento da base de dados da prefeitura resultou no aumento dos valores cobrados pelo serviço para 98% dos contribuintes –quando, na verdade, a nova taxa foi idealizada para reduzir o custo do serviço para cerca de 60% da população.

Restituição – Nesta terça-feira, a prefeitura deu início ao recebimento de requerimentos para ressarcir os contribuintes que pagaram a taxa do lixo antes de o pagamento ser suspenso pela prefeitura, em janeiro. O procedimento deve ser feito na Central de Atendimento ao Cidadão, mediante preenchimento e entregue de formulário e apresentação de documentos pessoais e do comprovante de pagamento da taxa.

Marquinhos informou que os contribuintes poderão fazer a solicitação de pagamento até 28 de fevereiro. “O crédito está garantido por cinco anos”, reiterou o prefeito.

Nesta manhã, contribuintes madrugaram para protocolar o pedido de ressarcimento no anexo da Central de Atendimento ao Cidadão. A Prefeitura da Capital disponibilizou uma estrutura diferenciada para atender os interessados na devolução do dinheiro. Conforme a assessoria do Paço Municipal, apesar de bem procurado, o serviço vem sendo oferecido sem transtornos.

Nos siga no