Capital

Manifestação contra fechamento de lixão suspende coleta de lixo

Bloqueio na BR-262 impediu que os caminhões descarregassem os resíduos coletados

Bianca Bianchi | 02/03/2016 16:17
Fila chegou a 10 km e impediu acesso de caminhões de lixo ao aterro sanitário (Foto: Marcos Ermínio)
Fila chegou a 10 km e impediu acesso de caminhões de lixo ao aterro sanitário (Foto: Marcos Ermínio)

O bloqueio da BR-262 - na altura do Aterro Sanitário de Campo Grande - durante manifestação de catadores de materiais recicláveis contra o fechamento do lixão na manhã desta quarta-feira (02), fez com que a Solurb, empresa responsável pela coleta de lixo da Capital, suspendesse os serviços que aconteceriam no período da tarde de hoje. Em nota, a empresa esclarece que os caminhões carregados com os resíduos coletados no período da manhã ficaram parados e impedidos de acessar o aterro para descarregar e retornar para a coleta da tarde.

De acordo com a Solurb, os serviços no período noturno, inclusive na área central da cidade, podem também não acontecer e devem ser retomados somente na sexta-feira (04).

"Como a coleta ocorre nos bairros três vezes por semana (segunda, quarta e sexta ou na terça, quinta e sábado), apenas na próxima sexta-feira serão retomados os serviços que deveriam ocorrer na tarde de hoje, e assim consecutivamente", diz o texto divulgado.

Segundo a empresa, a cada dia que o município fica sem coleta, 800 toneladas de lixo, em média, deixam de ser recolhidas.

Bloqueio – O bloqueio da rodovia teve início por volta das 10h por aproximadamente 80 pessoas entre homens e mulheres, com pneus e pedaços de madeira, que não aceitam o fechamento da área de transição do lixão, onde faziam coleta de materiais recicláveis. Ao meio-dia, o congestionamento já chegava a 10 quilômetros de extensão e afetou os motoristas que trafegam sentido São Paulo e Sidrolândia. Às 15h10, segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o trecho foi totalmente liberado.

Nos siga no