Capital

Mais nove postos de saúde vão distribuir medicação homeopática contra covid-19

Segunda remessa tem 45 mil doses da medicação para prevenir sintomas gripais

Ana Paula Chuva | 01/09/2020 14:33
No polo Ayrton Senna procura foi grande pela medicação em agosto. (Foto: Marcos Maluf | Arquivo)
No polo Ayrton Senna procura foi grande pela medicação em agosto. (Foto: Marcos Maluf | Arquivo)

Mais nove unidades de saúde de Campo Grande começam a distribuir a medicação homeopática para prevenir os principais sintomas da síndrome gripal a partir desta quarta-feira (2). Para adultos são entregues, em média, quatro glóbulos e três para crianças menores de cinco anos.

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), esta é a segunda remessa das 180 mil doses que seriam doadas para a prefeitura de Campo Grande. São mais 45 mil doses do medicamento que está disponível para toda a população.

A primeira remessa começou a ser distribuída no dia 18 de agosto nas unidades de saúde do São Francisco, Parque do Sol, Coophavila II, Batistão, Oliveira, Indubrasil, Moreninha, Itamaracá, Parque do Sol e no polo do Ayrton Senna.

Nesta quarta, as novas doses passam a ser distribuídas também nas USFs Aero Itália, Santa Carmélia, Vila Corumbá, Noroeste, Jardim Tarumã, Arnaldo Estevão de Figueiredo, Cristo Redentor, Anhanduí e na Clínica da Família do Portal Caiobá.

Qualquer paciente que procurar o atendimento nas unidades de saúde onde a medicação está disponível pode retirar o kit, inclusive, para os familiares. A equipe orienta sobre os sintomas e a forma de tomar o medicamento e o controle é feito através de lista manual com o nome de quem for tomar a medicação.

A secretaria, no entanto, ressalta que não se trata de um medicamente especifico para covid-19, e sim para prevenir os sintomas gripais, incluindo a covid-19. 

“Não é exigido nenhum critério, porque é uma medicação homeopática. Mas a orientação é que a pessoa ligue antes e depois procure a unidade, porém o paciente pode ir à unidade e retirar o medicamento.”, explicou através da assessoria.

Prevenção - A distribuição do medicamento de forma gratuita é uma parceria da AMMS (Associação Médica Homeopática de Mato Grosso do Sul) com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

 De acordo com a médica homeopata Nazira Scaffi o medicamento é capaz de fortalecer o organismo contra o novo coronavírus, que é o causador da covid-19. A síndrome gripal é caracterizada pelo conjunto de sintomas de uma gripe ou resfriado comum - como febre, dor de garganta e coriza -, mas que também podem indicar casos suspeitos de novo coronavírus.

 “Com essa ação nós pretendemos reduzir o agravamento da doença, caso a pessoa tenha a infecção, e também buscamos reduzir a necessidade de internação e da sobrecarga do sistema de saúde”, comentou a médica durante transmissão pelo Facebook.

O medicamento homeopático preventivo da síndrome gripal pode ser utilizado por todas as pessoas de todas as idades e até mesmo em gestantes, pessoas com ou sem sintomas da covid-19, e mesmo estando em tratamento para outras doenças.



Nos siga no