Capital

Mais de duas toneladas de maconha são apreendidas em Campo Grande

Luciana Brazil e Paula Maciulevicius | 10/06/2013 08:58
Josué foi preso em flagrante. Edilson está internado na Santa Casa. (Foto:Simão Nogueira)
Josué foi preso em flagrante. Edilson está internado na Santa Casa. (Foto:Simão Nogueira)

Mais de duas toneladas de maconha foram apreendidas e três pessoas foram presas na madrugada de hoje (10), em Campo Grande. O entorpecente foi localizado em duas abordagens policiais, e nos dois casos, a droga era transportada em caminhonetes cabine dupla. Ao todo, a apreensão totalizou 2.075,6 quilos da maconha.

A maior quantidade estava escondida em uma S-10, onde a polícia encontrou mil quilos e cem gramas de maconha. E na caminhonete Ranger havia 975,6 quilos da droga.

Por volta das 4 horas da madrugada, Josué Domingues da Silva, 40 anos e Edilson Caires Rocha foram presos com 1,1 kg de maconha, transportados em uma caminhonete S-10.

Os suspeitos trouxeram a droga de Ponta Porã e passaram a ser monitorados pelos bairros de Capital. Segundo a polícia, viaturas fizeram o acompanhamento tático do veículo que começou no bairro Dom Antonio Barbosa.

Eles foram vistos próximos ao hospital do Pênfigo, em seguida na avenida Marechal Deodoro e no bairro Guanandi. Na avenida Ernesto Geisel, a polícia deu início a perseguição. Os suspeitos fugiram em alta velocidade. A polícia atirou nos pneus para evitar a fuga. O condutor acabou perdendo o controle da caminhonete e bateu em um poste de energia, na avenida Tirson de Almeida.

Com o impacto da batida, Edilson foi atingido na cabeça e precisou de socorro. Ele está internado na Santa Casa. Para a polícia, os envolvidos disseram que a droga seria para abastecer Campo Grande e não seria levada para fora.

A outra apreensão aconteceu por volta de 1 hora, na saída para Sidrolândia. Depois de receber uma denúncia anônima sobre uma caminhonete Ranger, os policiais fizeram duas barreiras, uma próxima ao núcleo industrial e a segunda na rotatória da saída para Sidrolândia.

Mesmo depois de receber ordem de parada, o condutor do veículo, Renato Paulo Silva, 28 anos, furou o primeiro bloqueio. Na segunda barreira, Renato jogou o carro em direção aos policiais que precisaram reagir com tiros de pistola calibre .40. Os tiros atingiram os pneus dianteiros e traseiros do veículo.

Mesmo tendo sido atingido, Renato continuou a fuga. Na estrada para gameleira, Renato perdeu o controle da caminhonete e se jogou contra um morro de terra. Ele ainda tentou fugir a pé, após a batida, mas foi alcançado depois de 500 metros de perseguição.

No veículo estavam 975,6 kg de maconha, divididos em 652 tabletes. O veículo tinha registro de roubo em São Paulo.

A ação policial foi articulada pelo 1° e 10° batalhão da PM (Polícia Militar), e Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais).

Nos siga no