Capital

Maioria diz ter vizinhos que ateiam fogo em lixo na hora de "limpar"

Ação pode resultar em multa de até R$ 9,6 mil; em tempos de estiagem, queimadas trazem riscos à saúde

Liniker Ribeiro | 21/08/2021 08:59

Boa parte da população campo-grandense já flagrou o vizinho “folgado” ateando fogo em pilhas de lixo sem nenhum tipo de constrangimento. O Campo Grande News perguntou, em enquete, se o vizinho dos nossos leitores é do tipo que pratica tal ação e mais da metade afirmou que sim.

Resultado indica que 53% dos leitores* já presenciaram o vizinho provocando queimadas, como forma de justificar “limpeza” em terrenos e em frente a residências.

Uma das últimas situações que, inclusive, é investigada pela Polícia Civil, resultou em incêndio de grandes proporções, que destruiu pelo menos 5 hectares de vegetação na região do Bairro Vivendas do Parque, no Parque dos Poderes.

Câmera de segurança flagrou homem entrando em terreno baldio onde o fogo teria começado. As imagens fazem parte de inquérito aberto pela Polícia Civil. Identificado, o homem negou ter provocado o incêndio.

A situação, além de dificultar a respiração em período de estiagem, com tempo seco, colocou em risco diversos animais.

Penalidades - Atear fogo em vegetação é crime ambiental, e até mesmo pessoas que colocam fogo para "limpar lixo", podem ser punidas, com multa prevista em até R$ 9,6 mil.

Quem quiser denunciar, pode entrar em contato com a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) pelo número (67) 3325-2567, com a Semadur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Gestão Urbana) pelo 156 ou com a Polícia Militar Ambiental pelo (67) 3357-1501.

*A enquete não tem caráter científico e tem como objetivo mostrar a opinião dos leitores sobre o tema.

Nos siga no Google Notícias