Capital

Maior evento de cerâmica da América Latina começa nesta quarta em Campo Grande

Nyelder Rodrigues | 14/08/2012 21:58
Considerada a maior exposição do setor cerâmico da América Latina, o evento acontece em Campo Grande entre os dias 15 e 18 (Foto: Divulgação)
Considerada a maior exposição do setor cerâmico da América Latina, o evento acontece em Campo Grande entre os dias 15 e 18 (Foto: Divulgação)

Começa nesta quarta-feira (15) em Campo Grande a 15ª edição da Expoanicer (Exposição de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Insumos para a Indústria Cerâmica), evento que vai reunir 6.900 empresas. Paralelamente, será realizado o 41º Encontro Nacional da Indústria da Cerâmica Vermelha.

Considerada a maior exposição do setor na América Latina, o evento acontece no Centro de Convenções Albano Franco, e conta com na programação com palestras, oficinas e apresentação de casos de sucesso nas áreas de novas tecnologias, inovação, ecodesign, desenvolvimento sustentável, entre outros temas apresentados.

Responsável por 293 mil empregos diretos e 900 mil indiretos no Brasil, o setor possui faturamento de R$ 18 bilhões por ano. O pólo cerâmico no Mato Grosso do Sul, que começou a se formar entre os anos 70 e 80, compreende os municípios de Coxim, Rio Verde e São Gabriel do Oeste.

Nesta região estão instaladas indústrias que, juntas, são responsáveis pela produção mensal de 41% de blocos cerâmicos, 100% das lajotas rústicas e 2% das telhas produzidos no Estado. Elas são responsáveis pela produção mensal de 3.850 milheiros de cerâmica estrutural; 165 mil m² de cerâmica de revestimento e três mil peças de artesanato.

A exposição e o encontro são realizados pela Anicer (Associação Nacional da Indústria Cerâmica), Sebrae, (Sindicato das Indústrias Cerâmicas de Mato Grosso do Sul), Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado, Eletrobrás e Caixa Econômica Federal.

Nos siga no