Capital

Lojas reabrem, mas é proibido experimentar roupas e bebedouro será lacrado

Vários estabelecimentos retornam às atividades, mas precisam seguir protocolo da OMS

Silvia Frias e Ângela Kempfer | 06/04/2020 06:10
Mulheres andam na Rua 14 de Julho, ainda fechada. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Mulheres andam na Rua 14 de Julho, ainda fechada. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Os estabelecimentos comerciais autorizados a abrir a partir de hoje (6) devem seguir protocolo de segurança sanitária expedido pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Distância entre clientes e funcionários, limpeza da máquina de cartão e até lacrar bebedouro de pressão, estão entre as normas a serem cumpridas e fiscalizadas. Uma tradição também fica proibida. Não há como experimentar roupas, sapatos ou qualquer outro tipo de acessório.

Em regra geral, os estabelecimentos estão autorizados a abrir de 9h às 16h30 apenas, até lotação máxima de 30% da capacidade normal. Os prédios devem ficar com portas e janelas abertas para melhorar a ventilação dos ambientes.  A recomendação é reduzir o uso de ar condicionado.

Também é obrigatório demarcar distância mínima de 1,5 m na fila de pagamento. Em caso de local com mesas, a distância é de 2 metros, respeitando limite de uma pessoa a cada 10 m². Antes de abrir é preciso fixar em local visível cartaz com informações sobre o novo coronavírus.

Fica proibido experimentar roupas nas lojas de confecção. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Limpeza constante - A higienização do prédio deve ser feita sempre antes de abrir e para a limpeza de superfícies muito usadas  a recomendação é a cada 2 horas, com maçanetas, balcão, recepção, bancadas, cadeiras, lavatório. É indicado uso de hipoclorito de sódio (água sanitária), álcool líquido a 70% ou outro desinfetante. 

As máquinas de cartão de débito ou crédito devem ser higienizadas cada vez que forem usadas. Também é preciso desinfetar materiais de escritório, como celulares, telefones fixos e teclados compartilhados pelos funcionários.

No caso de equipamentos de uso coletivo, como bebedouros, nos de torneira é preciso manter papel toalha próximo para evitar que haja qualquer contato direto com as superfícies. Já os de pressão, em que não se utiliza copos e a pessoa tem que se abaixar próximo ao bocal, devem ser lacrados.

Os funcionários maiores de 60 anos, as gestantes, transplantados, portadores de imunodeficiência ou os que apresentem sintomas da Covid-19 não estão liberados para o trabalho.

A loja também precisa disponibilizar lenço descartável para higiene nasal dos colaboradores, visitantes ou clientes, além de lixo com pedal para descarte.

Para conferir o decreto completo com as normas, clique aqui.

Nos siga no